O jogo Call of Duty: Modern Warfare 2, lançado na última sexta-feira, 28 de outubro, foi um dos lançamentos mais aguardados do ano, mas uma notícia estranha pegou uma boa parte dos fãs de surpresa, ele não deixa o jogador desabilitar o crossplay no Xbox e PC.
Entendendo o crossplay
A maioria dos jogos, tradicionalmente, separa seus jogadores de várias maneiras — por região, proximidade do servidor, etc. — mas uma das principais é por plataforma. Assim, jogadores do Xbox, por exemplo, só conseguem jogar com outros jogadores do Xbox. Mas isso pode ter um lado bem negativo.
Você já logou em um jogo online e passou horas para achar uma partida multiplayer? Isso geralmente acontece por falta de jogadores no servidor que você está, mas esse problema pode ser facilmente resolvido em jogos multiplataforma.
A melhor solução, é fazer com que todas essas pessoas em determinada região joguem no mesmo servidor, independente de se eles estão no console, smartphone ou PC, o chamado crossplay. Mas isso também pode ter vários pontos negativos, principalmente para os jogadores de console.
Os jogadores de desktop tem uma vantagem absurda, principalmente em relação à mira e movimentação — mesmo que alguns deles vivam reclamando do assistente de mira dos jogos para console — mas exite um problema ainda pior, o número de pessoas usando hacker (programas para trapacear) no PC.
Esses motivos fazem com que jogadores de console, na maioria das vezes, se sintam desconfortáveis em jogar contra jogadores de computador.
Call of Duty: Modern Warfare 2 não permite desabilitar o crossplay
Isso é o que devem ter sentido os primeiros jogadores do Xbox a tentar desabilitar o crossplay em seus jogos, descobrindo que o menu não existia. E o mais curioso sobre a situação é que jogadores de PC também não tem acesso à opção, mas jogadores de PlayStation sim.
É importante notar que jogadores de PC também podem não se sentir confortáveis jogando com jogadores de console devido à assistência de mira, que alguns acham muito “roubada”.
Entretanto, no Xbox ainda existe uma maneira nativa de desabilitar o crossplay, configurando o console diretamente. Mas nesse caso nenhum jogo vai poder usar o recurso.
Essa não é a primeira vez que a Activision faz isso, o Call of Duty: Modern Warfare de 2019 já vinha com o recurso, ou sem ele.
Até agora a empresa ainda não se pronunciou e todos continuam curiosos sobre o porquê da opção só aparecer para os jogadores do PlayStation. Há a possibilidade de tudo ter sido apenas um bug, e nesse caso deveremos receber um patch de correções em breve. Mas se for intencional a Activision ainda vai ter muito o que explicar!
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui