Se você é uma daquelas pessoas que sentem nostalgia ao ouvir alguma coisa sobre a antiga rede social Orkut, essa notícia vai mexer com o seu coração. Ao que tudo indica, o WhatsApp terá comunidades em seu aplicativo.
A notícia vem através do site especializados em notícias sobre a rede social, o WABetaInfo que fez uma matéria sobre as novidades da versão beta do WhatsApp de numeração 2.22.9.10.
Pelo que diz o portal, o mensageiro parece estar construindo uma aba dedicada ao recurso, separando as conversas pessoais do conteúdo para as novas comunidades, simbolizada apenas com um ícone à esquerda.
WhatsApp terá comunidades, mas podem ser diferentes do que você imagina
Informações sugerem que esta funcionalidade permitirá fazer “supergrupos” de até 10 grupos associados. O funcionamento deve ser parecido com os canais do Telegram, no sentido de alcance.
Grupos enormes compostos de outros grupos onde pessoas com interesse comum no tema, centenas ou milhares, a depender das limitações da plataforma, podem se reunir e trocar ideias.
“Comunidades reúnem grupos relacionados. Qualquer comunidade que você criar ou que adicionar você vai aparecer aqui”, explica o texto logo abaixo do botão “Nova comunidade”.
Outras imagens já mostravam opções para convidar novos membros para as comunidades. Era possível criar links de convite e até mesmo QR Code.
Outras novidades no app
Uma das novidades recentes na plataforma, pelo menos na versão de testes, foi a de reações com emojis em mensagens, uma funcionalidade já testada pelo WhatsApp, mas que havia sido desabilitada.
Já na captura de tela, é possível ver também que a aba de câmera foi retirada da tela inicial, não se sabe ainda se ela será removida ou apenas remanejada, mas é algo no mínimo curioso.
Além disso, as últimas atualizações na versão beta do WhatsApp trouxeram alterações importantes para a plataforma, como a visualização do tempo estimado para o envio de arquivos (muito importante para quem precisa sair, mas vai enviar algo de última hora). Já pensou não completar o envio daquele documento em cima do prazo?
Outra adição aconteceu na página do aplicativo para o iPhone, exclusiva para comentar sobre a segurança do WhatsApp. Foi adicionada uma mensagem que exibe informações sobre como funciona a tão falada criptografia de ponta-a-ponta do mensageiro (algo não tão chamativo assim, mas que não deixa de ser uma novidade).
As comunidades ainda não estão disponíveis para o público, visto que continuam em desenvolvimento desde o final do ano passado, mas pelo menos agora temos mais informações sobre como devem funcionar, embora nada tenha sido dito sobre quando serão liberadas.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui