Ícone do site BIT magazine

Conheça as extensões do Chrome com 1,4 milhão de instalações, mas que roubam seus dados

As Extensões do Chrome são essenciais para algumas pessoas, afinal, elas podem oferecer ferramentas muito úteis para facilitar a experiência no dia a dia. Contudo, esta semana, os analistas de ameaça da McAfee identificaram cinco extensões maliciosas que roubam dados. Algo que chamou atenção, foi o fato de elas somarem ao todo mais de 1,4 milhões de instalações.

Extensões do Chrome roubam seus dados – Imagem: Reprodução/Pexels

Algumas Extensões do Chrome ainda estão ativas e fazendo mais vítimas

Antes de tudo, todas as extensões realmente oferecem o que elas prometem, isso torna difícil identificar imediatamente que as extensões também estão roubando dados.

Além disso, algumas extensões, segundo os analistas, podem esperar até 15 dias após a instalação para começar a monitorar os seus dados.

Um dos objetivos das extensões é observar quando o usuário acessa um site (como de comércio, por exemplo). Assim, elas mudam os cookies deste visitante para parecer que ele veio por um link de referência, desse modo, a extensão coleta uma taxa por “ter indicado” alguém.

Entre as extensões encontradas, a Bleeping Computer consoante a McAfee, listou:

Mesmo que estas extensões não ataquem diretamente o usuário, não deixam de invadir a privacidade e apresentar um risco para a sua segurança.

Quais extensões já saíram do ar?

Uma das coisas que a McAfee destacou é que este evento deve ficar de exemplo para que o usuário pense bem antes de instalar uma extensão, mesmo que ela tenha uma grande base de downloads.

A empresa de segurança digital também detalhou todo o processo com prints e dados mais técnicos, assim, se você quiser conferir todos os detalhes, basta conferir o artigo da McAfee.

Até o momento, as únicas extensões do Google das citadas aqui que continuam ativas são: “Captura de tela de página inteira – Captura de tela” e “FlipShope – Extensão do rastreador de preços”.

Por fim, às duas extensões mais baixadas, que levam o nome da Netflix, foram removidas da loja. Mas, isso não as exclui da internet, de modo que, se você está com ela em seu navegador, é possível que ela continue atuando discretamente.

Com informações: Bleeping Computer, McAfee

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile