O botão de edição do Twitter tem sido tema central de várias discussões desde que a ideia da ferramenta foi gerada, mas finalmente, agora que Elon Musk, o homem mais rico do mundo, assumiu a empresa, o recurso está se tornando realidade. Confira aqui como deve funcionar a ferramenta.
As informações vêm por parte de Jane Manchun Wong, cuja missão é descobrir recursos ocultos no código das empresas. Segundo o que ela mostra, o botão é bem simples: você pressiona o “Editar Tweet” no menu de contexto e pode editar um tweet.
Botão de edição do Twitter tem seus problemas
No momento, a ferramenta é limitada e você só terá 30 minutos para apertar esse botão após publicar um tweet. Ele abrirá uma janela com todo o seu conteúdo original à sua frente e você poderá publicar o que quiser, inclusive até deletar por completo o conteúdo do post.
Um dos problemas relatados por Jane é a forma ineficiente como a função de edição trabalha com mídia (imagens, vídeos, etc.).
the current unreleased version of Edit Tweet reuploads media (images, videos, GIFs, etc) instead of reusing them. an inefficient use of the bandwidth and media processing power, might be lossy too. plus it turns my video into an image (mishandling media type) pic.twitter.com/HjoIA0CZhO
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) May 2, 2022
“A versão atual não lançada do Editar Tweet reenvia mídias (imagens, vídeos, GIFs etc.) em vez de reutilizá-las. um uso ineficiente da largura de banda e do poder de processamento de mídia também pode causar perdas. além disso, transforma meu vídeo em uma imagem (manuseio incorreto do tipo de mídia)”
Funcionamento do botão
Em compensação, o novo recurso deve funcionar melhor do que se esperava, acabando com a preocupação de vários usuários. Uma das maiores críticas sobre o impacto da ferramenta era em relação à mutabilidade dos posts compartilhados e retuitados.
Mas, pensando nisso, o recurso vem com duas ferramentas essenciais para manter a integridade do conteúdo em um tweet: a primeira é um pequeno botão na mesma linha onde ficam as informações de postagem (hora, data e plataforma de onde o post foi feito), o botão “Editado”, que mostra para quem vê o post que aquele conteúdo sofreu alterações; a segunda é uma mecânica de controle de versões do tweet em questão.
Ao clicar no botão “Editado”, o usuário é levado para o histórico de edição, onde são mostradas todas as versões daquele post, mas caso você esteja vendo a versão antiga do tweet, o botão que mostra que edições foram feitas muda e avisa que existem novas versões daquele conteúdo, “há uma nova versão deste Tweet”.
How an old Tweet edit looks like on Twitter Web App: pic.twitter.com/CdPqhW99S8
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) May 2, 2022
Na imagem no primeiro Tweet, “Como um Tweet editado se parece no Twitter Web App”, é possível ver o botão “Edited” ao visualizar uma edição de um Tweet. Já no segundo tweet, “Como é uma edição de Tweet antiga no Twitter Web App”, é possível ver o botão que informa que existem novas edições naquela postagem (“There’s a new version of this Tweet”).
Controle de versões
Num resumo geral, acredita-se que a nova ferramenta vai funcionar da seguinte maneira:
- Um post é feito e originalmente seu conteúdo ganha o ID #1 no controle de versões (que não está presente ainda já que não existem edições feitas);
- Quando alguém compartilhar ou retuitar aquele post ela vai estar referenciando não só o post mas também ao ID da versão, nesse caso o #1;
- Caso aquele post seja editado, a edição ganha o ID #2 no controle de versões (criando o histórico de versões);
- Os retweets e compartilhamentos que foram feitos antes dessa edição continuam apontando para o tweet com o ID #1, mas agora passam a mostrar o botão “há uma nova versão deste tweet”.
- Compartilhamentos e retweets farão referência à versão da qual foram originados.
Dessa maneira, mesmo se você compartilha algo que foi postado no Twitter você tem a garantia de que seu compartilhamento estará linkado com aquele momento em específico e não com possíveis futuras edições no conteúdo.
É importante mencionar que a jovem não comentou sobre a questão das curtidas e se as versões compartilham curtidas entre si.
Mas e aí? O que você acha do novo botão de Editar Tweets?
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui