A Starlink é um projeto de telecomunicações idealizado por Elon Musk através da SpaceX com o objetivo de fornecer acesso à internet de qualidade com cobertura global usando satélites.
Internet via satélite Starlink seria muito benéfico para as regiões mais afastadas, que geralmente tem dificuldades para se conectar com o mundo exterior.
Internet via satélite Starlink, não é a primeira, mas talvez a melhor
Obviamente já existem outras empresas que oferecem internet via satélite, mas o diferencia da Starlink seria a quantidade absurda de satélites disponíveis.
O projeto de Musk é ter satélites o suficiente para cobrir o mundo inteiro garantindo uma conexão estável.
Inicialmente o projeto era de formar uma rede com pelo menos 12 mil satélites sobrevoando a órbita terrestre e os primeiros satélites foram ao espaço em 2019, logo após a Comissão Federal em Comunicação dos Estados Unidos (FCC) dar as autorizações necessárias em 2018.
Como os satélites funcionarão?
Os serviços de internet via satélite que temos são muito limitados e as empresas já começaram a migrar suas conexões para fibra ótica, no caso da Starlink a ideia é fazer com que os vários satélites trabalhem em conjunto transmitindo informações na velocidade da luz, via lazer:
- Cada satélite trabalha em conjunto com mais quatro unidades ao seu redor.
- O satélite tem quatro antenas, que trabalham de forma combinada, transmitindo o sinal com mais agilidade.
O projeto Starlink já conta com mais de 10 mil clientes, mas a SpaceX quer alcançar pelo menos 5 milhões de clientes!
Segundo o projeto cerca de 12 mil satélites deverão chegar ao espaço nos primeiros anos, mas o número pode triplicar.
Os primeiro mil satélites que foram lançados estão a uma altitude de 550 quilômetros e os próximos a serem enviados a órbita devem ficar em diferentes altitudes. A empresa deve trabalhar com altitudes de 384 e 1,200 quilômetros de distância da Terra.
O que esperar
As promessas são de velocidades de internet de até 1 GB por segundo nos downloads e latências abaixo de 31 ms.
Para ter acesso à rede é necessário estar em um local onde haja satélites da Starlink, no momento os Estados Unidos e o Canadá, mas, segundo a marca, o projeto já foi aprovado no Reino Unido e está em trâmite na Austrália, na Alemanha e na Grécia.
internet via satélite Starlink no Brasil?
Infelizmente a Starlink Brasil ainda não é possível, mesmo a empresa já tendo anunciado, em 2019, que a tecnologia chegaria para nós.
Leia mais: Satélites da Starlink quase destroem estação espacial chinesa
No site do projeto já é possível fazer o cadastro, pagando uma taxa de US$ 99, valor que será reembolsado, mas garante o cadastro apenas de pessoas realmente interessadas no serviço.
Infelizmente, mesmo se cadastrando, o projeto Starlink ainda precisa de uma autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da regularização da cobrança para adequar as taxas as normas brasileiras de prestação de serviços do tipo.
Vendo os satélites a olho nu
Enquanto o serviço não chega ao Brasil nós podemos ir observando os satélites. Sim, é possível vê-los a olho nu nos primeiros dias apôs seu lançamento já que eles ficam orbitando a terra a baixas altitudes.
O pôr-do-sol e quando está amanhecendo são ótimos olhares para tentar ver o “cordão de estrelas” que eles formam.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui