As atualizações da Microsoft já não são novidades para os usuários, mas alguns truques são importantes para evitar problemas e ficar por dentro de cada detalhe da última versão do Windows.
Windows e todas as ferramentas Microsoft atualizadas
Geralmente, o Patch Tuesday da Microsoft ocorre na segunda terça-feira de cada mês e a companhia lança pacotes de atualização para todos os seus sistemas operacionais ativos e ferramentas.
Primeiramente, tudo vai depender do tipo de usuário que você é qual a maior utilidade do seu computador. Confira algumas dicas para se manter atento aos novos patches e solucionar problemas decorrentes de erros durante a atualização:
- Armazenamento dos arquivos na nuvem: se a forma de você guardar os seus arquivos é na nuvem, seus dados ficam automaticamente protegidos por meio do seu login e senha. Para uma melhor segurança, o ideal é optar pela verificação em duas etapas;
- Não é “obrigatório” o backup do seu computador: com a nova atualização, o backup dos seus arquivos já ficam guardados, mas caso aconteça algum imprevisto, você deve reinstalar o sistema operacional e reconectar aos seus serviços de armazenamento online;
- Controle de versão de arquivo: você pode restaurar uma versão anterior de algum arquivo armazenado no OneDrive. Desta forma, a versão do documento selecionada se torna a versão atual;
- Para desinstalar atualizações: outra opção para quem não deseja a atualização é desinstalar reiniciando o dispositivo e bloqueando a atualização. É necessário usar o processo de recuperação do software de backup e iniciar uma restauração completa a partir de um backup. O ideal é que ele seja completo antes de instalar qualquer atualização;
- Em caso de perda de conexão com a internet: A maioria das empresas terá investido em uma conexão de Internet de backup e um firewall que pode cair automaticamente caso ocorra um problema. Caso o seu PC não inicie automaticamente, você precisará reinstalar o Windows inicializando a partir de uma unidade flash com um ISO da versão do Windows que está usando.
Se você é um usuário casual, o ideal é usar o ponto de acesso físico à Internet ou em casos de outras falhas, tente usar outro dispositivo, como um telefone ou tablet.
Importante: A saúde do seu disco rígido é primordial nestes casos, sendo necessário criar vários backups usando discos rígidos externos de forma rotativa. Em caso de qualquer erro, uma dica para recuperar seu sistema é usar um SSD para substituir e restaurar a partir do backup.
Problemas no arquivo após a atualização. O que devo fazer?
Em casos de problemas recorrentes, pode ser interessante desativar as atualizações até descobrir o que está afetando o sistema. Para isso, clique em: Iniciar > Configurações > Atualização e segurança > Exibir histórico de atualizações e clique em Desinstalar atualizações. Reinicie e bloqueie a atualização.
A maioria dos usuários de computador híbrido armazena os arquivos na nuvem, então o imprescindível é manter o backup dos seus arquivos para evitar problemas.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui