Um vídeo curioso tem circulado pela internet nesta semana. Ele mostra os destroços que parecem ser de foguetes caindo na Terra e se chocando em solo. O vídeo original pode ser visto na plataforma Reddit.
Alguns destroços dos foguetes foram encontrados na Índia. Enquanto isso, um usuário do Reddit enviou as filmagens para um especialista que aproveitou a ocasião para dar explicações sobre a queda destes detritos espaciais.
De acordo com o astrônomo do Centro de Astrofísica, Jonathan MacDowell, parece ser a reentrada de um estágio de foguetes chineses. Uma das partes que caiu na Terra pesava mais de 90 libras, o equivalente a 40 toneladas, aproximadamente.
Os destroços dos foguetes são resultado das populares e frequentes viagens espaciais. A consequência para um futuro não muito distante é justamente essa: lixo espacial na Terra, que já precisa lidar com a poluição diariamente.
Enquanto isso, os países tentam apontar culpados pela poluição espacial sugerindo a possibilidade de colisão. Neste sentido, o programa espacial da Índia decidiu realizar um teste de míssil desleixado que corresponde ao cósmico presente no lixo.
Assista o vídeo
Lixo espacial é rastreado pela NASA
É importante explicar que a NASA e a Força Espacial dos Estados Unidos da América (EUA) possuem uma rede de sensores que escaneiam constantemente o céu com o propósito de manter o controle dos 27 mil destroços de foguetes na órbita da Terra.
Análises indicam que estes detritos viajam a cerca de 17 mil milhas por hora, velocidade rápida o bastante para que, se um pequeno pedaço colidir com um satélite ou nave espacial, seja capaz de causar sérios estragos. Para cientistas, o lixo espacial é visto como uma ameaça para a vida na Terra, aniquilando aos poucos os sonhos de civis de viajar pelo espaço.
Inclusive, existe uma teoria científica, denominada Síndrome de Kessler, que acredita que a órbita da Terra ficará lotada de detritos que continuarão colidindo e criando um campo de lixo espacial cada vez mais impenetrável e incontrolável.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui