Ícone do site BIT magazine

Vídeo mostra robô quadrúpede andando solto por cidade; dá uma olhada no vídeo aqui

Esta semana, pesquisadores da ETH Zurich anunciaram que estavam ampliando as capacidades físicas de seu próprio robô quadrúpede ANYmal de maneira semelhante ao que a Oregon State University fez com seu Cassie, treinando-o para escalar uma montanha próxima.

Imagem: Reprodução/ETH Zürich

A equipe treinou o quadrúpede (que tem mais do que uma semelhança passageira com o trabalho da Boston Dynamics) para subir nas proximidades do Monte Etzel, um cume modesto que fica a cerca de 1.098 metros (3.600 pés) acima do nível do mar.

A equipe diz que o robô foi capaz de fazer a caminhada vertical de 120 metros em 31 minutos, 4 minutos mais rápido que um ser humano e ainda sem tropeçar ou errar.

 

“O robô aprendeu a combinar a percepção visual de seu ambiente com a propriocepção – seu senso de toque – com base no contato direto das pernas”, disse o pesquisador Marco Hutter em um comunicado.

“Isso permite enfrentar terrenos acidentados com mais rapidez, eficiência e, acima de tudo, com mais robustez”, diz Hutter. No futuro, ANYmal pode ser usado em qualquer lugar que seja muito perigoso para humanos ou muito intransitável para outros robôs.

Seu controle combina imagens com feedback tátil.  emparelhamento facilita a operação do robô em terrenos irregulares e com baixa visibilidade – ambos problemas frequentes durante as caminhadas.

Com base no feedback, o robô determina, entre outras coisas, com que cautela precisa dar seus passos. A tecnologia foi inicialmente testada em um ambiente virtual antes que o quadrúpede subisse a montanha.

China apresenta o maior robô biônico do mundo 

De acordo com informações da emissora estatal chinesa CCTV, o robô quadrúpede é movido a energia elétrica e seria eficiente para missões de reconhecimento em áreas de grande risco, como campos de batalha.

O robô é equipado com câmeras e sensores que identificam os seus arredores, para que ele possa se locomover com facilidade em todos os tipos de terrenos, desde campos gramados até a beira de penhascos.

A nova tecnologia é composta de 12 conjuntos de módulos, o que proporciona movimentos livres para frente, para trás, na diagonal e também corridas e pulos. Segundo as previsões, o robô teria mais de três metros de comprimento e velocidade de até 10km/h.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile