Nesta semana a NASA realizou um feito histórico dando o primeiro passo em direção aos seus planos de colocar o homem de volta na Lua. Utilizando o foguete mais poderoso já construído, o SLS, a agência enviou a cápsula Orion para um passeio espacial de ida e volta ao nosso satélite natural. A missão, batizada de Artemis I, já rendeu suas primeiras imagens, uma selfie da Orion com o nosso planeta azul no fundo.
Cápsula Orion registra as primeiras imagens da Artemis I
Após quase três meses de atraso em seu lançamento, a Artemis I foi finalmente lançada na última quarta-feira, dia 16 de novembro, num espetacular voo do foguete Space Launch System (SLS) no céu noturno do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.
E embora as imagens do lançamento do SLS tenham sido lindas, elas não chegaram a ser tão significativas quanto a nova foto que está circulando nas redes sociais tiradas por Orion, a cápsula lançada a bordo do SLS.
Numa distância de mais de 90 mil quilômetros do nosso planeta, cerca de ⅕ da distância necessária para chegar a Lua, a cápsula aproveitou para tirar uma “selfies” com a Terra, cercados pela escuridão do espaço.
A imagem já foi compartilhada por diversas contas no Twitter, como, por exemplo, a própria NASA e a astronauta Jessica Meir.
Our @NASAArtemis #Orion spacecraft is making #selfie history, capturing itself with our entire home planet and all of mankind. It’s plain to see from this perspective that we humans are truly one, all in this together in our one common home. Almost halfway to the Moon already! pic.twitter.com/cqDoEMlWWj
— Jessica Meir (@Astro_Jessica) November 17, 2022
“Nossa espaçonave @NASAArtemis #Orion está fazendo história #selfie, tirando uma foto de si mesma com o nosso planeta natal e toda a humanidade. É fácil ver a partir desta perspectiva que nós, humanos, somos verdadeiramente um, todos juntos em nosso único lar. Quase a meio caminho da Lua já!”
Na selfie é possível ver uma parte da cápsula em sua viagem à Lua com a Terra ao fundo, exatamente igual quando você quer tirar uma foto sua com seus amigos atrás. Coincidentemente, ou não, um dos painéis solares da Orion está virado para o nosso planeta.
Previsão de volta à Terra
Essa imagem da Terra é especialmente incrível porque é a primeira desde 1972, última missão do programa Apollo, tirada de uma nave projetada para ser tripulada, como destacou a representante da NASA, Sandra Jones.
E se uma imagem estática não é o bastante para você, a NASA ainda tem um vídeo mostrando a nave se afastando da Terra.
Time lapse footage from @NASA_Orion as #Artemis I journeys to the Moon. Orion is scheduled to make its closest approach to the vicinity of the Moon on Nov. 21.🌙 pic.twitter.com/6ki89b8lHk
— NASA's Johnson Space Center (@NASA_Johnson) November 17, 2022
“Gravação time lapse da @NASA_Orion enquanto a #Artemis I viaja para a Lua. Orion está programado para fazer sua maior aproximação da Lua em 21 de novembro.”
Ainda faltam 3 dias para que a Orion chegue no nosso satélite natural, onde orbitará por alguns dias até começar sua viagem de retorno. Segundo a NASA, a missão deve se encerrar em 11 de dezembro, com a volta da Orion à Terra.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui