Ícone do site BIT magazine

Você conhece o golpe do selo do Instagram que já fez milhares de vítimas?

Ter uma conta verificada no Instagram pode ser a meta de muitos usuários desta rede social, mas é preciso se atentar a um novo golpe. Os selos atribuídos a estas contas transmitem respeito e por isso são tão cobiçados. Porém, você sabia que tem um novo golpe que está explorando o descuido de pessoas que não se atentam com a oferta encantadora.

Golpe do selo do Instagram – Fonte: Reprodução/Freepik

Desconfie de e-mails oferecendo selos do Instagram

Os selos azuis são realmente lindos e não é à toa que marcas, influenciadores, estrelas entre outros, querem ter um em seu perfil. Pois, mais do que apenas estética, ele também informa que se trata de alguém que o Instagram reconhece oficialmente.

E a busca por transmitir autoridade é uma questão de praticamente toda a web, considerando que diversas redes sociais fazem uso de selos ou marcadores semelhantes.

Como você pode imaginar, ou já deve ter tentado e viu, não é tão simples adquirir uma verificação do Instagram, e isso pode ser muito frustrante.

Porém, imagina que um dia você acorda, verifica o seu e-mail e quando chega lá, há um aviso da rede aprovando o processo para verificar o seu perfil. Isso é incrível demais, não é mesmo? É literalmente inacreditável, mas milhares de pessoas já acreditaram.

O que acontece após receber o e-mail?

Digamos que você tem muita sorte e recebeu um e-mail desse, antes vale destacar que quem descobriu esse golpe foi a Vade, através de seus analistas de ameaças.

O e-mail traz a logo do Instagram, com o fim de dificultar a identificação do golpe. O assunto diz que a conta está apta para receber o selo de verificação da rede. Contudo, para isso basta preencher um formulário contendo inúmeras informações.

Durante todas as etapas do golpe, há logos dos produtos da Meta com o fim de transmitir mais legitimidade. Além disso, há um aviso no e-mail dizendo que o formulário será excluído em 48 horas, com isso, a pessoa se sente em um momento de emergência e que precisa decidir logo.

Assim, no primeiro momento, o formulário pede o número de telefone, e-mail, e nome de usuário da pessoa.

Em seguida, vem um dos maiores indícios de fraude, é quando o formulário pede a senha do perfil. Logicamente, ele afirma que é para verificar se a pessoa realmente é dona da conta.

Depois que a pessoa faz isso, ela recebe um aviso de que o Instagram entrará em contato nos próximos dois dias. Pronto, você acabou de se tornar uma nova vítima.

Fonte: Bleeping Computer

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile