A Apple tem uma enorme preocupação com a segurança de seus usuários, visando isso, ela anunciou novas atualizações. O motivo seria corrigir algumas falhas na proteção que estavam sendo exploradas e poderiam levar perigo aos seus clientes. A seguir, falamos dos detalhes dessas mudanças que vão te deixar ainda mais seguro.
O que muda com esta atualização da Apple
Uma das vulnerabilidades que a empresa quis corrigir não havia aparecido antes. O problema foi atrelado ao identificador CVE-2022-32917. Graças a ele, aplicativos malfeitores conseguiriam acessar o kernel e executar códigos maliciosos no aparelho.
A vulnerabilidade é classificada como “falha do dia zero”, o termo define qualquer tipo de ameaça ou problema identificado pela primeira vez (seja pelo criador como usuário). E pasme, mas este é o segundo problema relacionado ao kernel que vai para esta classificação apontado em menos de um mês.
Dessa vez, quem encontrou a falha foi um pesquisador anônimo que recebeu os devidos créditos. Assim, as atualizações ficam disponíveis para as seguintes versões de iOS: iOS 15.7, iPadOS 15.7 , iOS 16, já para macOS: macOS Big Sur 11.7 e macOS Monterey 12.6. Para o iPhone, o modelo que começa a receber essa atualização é a partir do 6s.
Temos mais motivos para nos preocupar?
É certo afirmar que inúmeros cibercriminosos estão diariamente empenhados em roubar os seus dados e o que mais for possível. Contudo, a Apple tem uma equipe muito bem preparada para lidar com estas falhas. Além disso, com a ajuda da comunidade é possível ter uma proteção ainda maior, que não se limita apenas à supervisão da empresa.
Visando facilitar ainda mais a busca pela proteção, a Apple também anunciou o Rapid Security Response. Com este recurso, os usuários conseguem instalar automaticamente as atualizações de segurança sem necessariamente ter que atualizar todo o sistema. Segundo um comunicado da empresa:
“As respostas rápidas de segurança oferecem importantes melhorias de segurança mais rapidamente, antes de se tornarem parte de outras melhorias em uma futura atualização de software”
E se você já está usando o iOS 16, saiba que a Apple também está atenta às vulnerabilidades. De modo que cerca de 10 brechas foram fechadas, entre elas, foram trabalhadas questões em relação aos contatos, Safari, Mapas do Kernel.
Como destacou o The Hacker News, com às duas últimas atualizações recentes, a Apple teve que corrigir cerca de 7 falhas do dia zero desde o início do ano.
Fonte: The Hacker News
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui