Está pensando em comprar um Xbox usado neste fim de ano? Um videogame usado é uma ótima maneira de garantir diversão com economia. Uma vez que os jogadores querem avançar para a geração atual, normalmente, passam adiante seus consoles antigos.
Porém, na empolgação do momento, as pessoas podem acabar cometendo erros ou caindo em golpes. Fuja dessa! Confira os erros comuns que o Bit Ensina listou para você e saiba como não cometê-los na hora de comprar seu Xbox usado.
- Não pesquisar antes de comprar;
- Não ver o produto fisicamente;
- Não testar o aparelho;
- Não dar atenção aos controles (joysticks);
- Não conhecer o produto que está comprando.
1º erro: não pesquisar bem antes de comprar
A internet está cheia de gente tentando vender suas coisas usadas por preços que, muitas vezes, parecem bons demais para ser verdade. Conhece o ditado “quando a esmola é demais, o santo desconfia”? É bem por aí.
Então, pesquise bastante antes de comprar, saiba o preço médio do aparelho usado e desconfie de valores muito abaixo da média. Conheça o vendedor e sua reputação antes de fechar negócio.
2º erro: não ver o produto pessoalmente
Comprar eletrônicos usados pode ser arriscado, afinal, você não sabe se a pessoa era cuidadosa ou fazia bom uso do produto. Por isso é importante que você possa ver o Xbox usado antes de comprá-lo.
Opte por vendedores da sua região, que lhe permitam ver pessoalmente o console. Preste atenção em marcas de uso, avarias, peças faltando, ou qualquer coisa suspeita. Verifique se tudo o que consta no anúncio está incluso no pacote.
3º erro: não testar o Xbox usado
O produto passou na inspeção visual? Ótimo! Mas e por dentro, será que está tudo bem? Tudo está funcionando como deveria? Só tem um jeito de saber: testando o videogame.
Antes de comprar, conecte o videogame em uma TV, ligue-o e bote um jogo para rodar. Se for um aparelho com leitor de disco, coloque e retire um jogo em mídia física. Fique atento para barulhos ou comportamentos estranhos.
4º erro: não dar atenção aos controles
O controle do Xbox usa pilhas. Isso quer dizer que você deve prestar atenção especial aos controles, na hora de adquirir um Xbox usado. Ao testar o aparelho, teste também os controles, os analógicos e todos os botões.
Pilhas podem vazar, ou apresentar algum tipo de mau contato. Então, abra o compartimento das pilhas e veja se não há ferrugem ou corrosão. Não tem como curtir seu videogame sem um bom controle, então capriche na vistoria!
5º erro: não conhecer o que está comprando
O Xbox 360 foi uma geração marcada por problemas técnicos famosos, como o “anel vermelho da morte”. Contudo, os problemas diminuíram conforme a Microsoft atualizava e melhorava os aparelhos ao longo da geração.
Porém, há consoles estragados que foram consertados por técnicas que nem sempre duram muito. Se você está de olho em um Xbox usado da geração 360 (anterior ao Xbox One), conheça as melhores placas e modelos do aparelho para saber o que está comprando.
Agora que você já sabe tudo o que não deve fazer na hora de comprar seu console usado, pode fechar negócio com mais confiança! Boa compra e bons jogos!
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui