Uma pesquisa realizada pela Kaspersky divulgou que 25% dos brasileiros sofrem alguma espionagem em seus celulares e, 70% dos entrevistados desconhecem a possibilidade de programas que permitem saber a localização e ter acesso a dados do aparelho.
Parece assustador, mas é cada vez mais comum crimes relacionados a dados divulgados “misteriosamente”, os chamados crimes tecnológicos. A empresa internacional Kaspersky, do ramo de cibersegurança e privacidade digital, divulgou a análise “Stalking online em relacionamentos”, que mostra que grande parte dos brasileiros sofrem um monitoramento digital abusivo.
Os dados divulgam que 1 a cada 4 pessoas no país estão sendo vigiadas por algum aplicativo do celular, titulado de stalkerware. Você já baixou algum app e percebeu comportamentos estranhos no seu aparelho? Isso pode acontecer quando a instalação de algum programa espião é baixado.
A pesquisa também revela que “70% dos brasileiros não sabem o que é stalkerware ou spouseware, ou seja, desconhecem a existência de programas que permitem saber a localização de alguém em tempo real, ler mensagens trocadas em aplicativos e escutar ligações telefônicas”.
“Sobre as formas de perseguição online é importante destacar que o programa stalkerware é instalado, na maioria das vezes, tendo acesso físico ao equipamento. Por esse motivo o abuso é sempre feito por alguém próximo à vítima: conjugue, familiar ou, em alguns casos, colegas de trabalho. Esta instalação ocorre de maneira discreta e sem o conhecimento da vítima. E faz sentido o celular estar na primeira posição, já que ele permite o rastreamento da localização junto com o acesso a informações privadas, como chamadas telefônicas, conversas via aplicações e o e-mail”, explica Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.
Dicas que podem sinalizar que você pode estar sendo “espionado” por algum aplicativo
Em 2020, o Fantástico divulgou uma reportagem especial mostrando algumas dicas de como identificar que seu aparelho esteja sendo vigiado. Segundo a matéria, o Brasil é o 3º país que mais tem programas espiões instalados em celulares de parceiros com o intuito de vigiar o cônjuge.
- Desaparecimento e reaparecimento de dispositivos móveis ou notebook;
- É importante verificar se há configurações ou alterações diferentes no seu dispositivo;
- Configuração de “fontes desconhecidas” marcadas como “ativada” em dispositivos Android;
- É importante saber que a configuração padrão para “fontes desconhecidas” em sistemas operacionais Android está selecionada como “desativada”;
- Bateria acabando rapidamente;
- Comportamento estranho do sistema operacional ou de apps no dispositivo.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui