Os agentes de segurança não têm encontrado descanso no combate a atividades maliciosas. Dessa vez, foram os profissionais da Dr. Web que relataram alguns aplicativos usados para atacar o sistema Android. Sabe o pior? Todos eles estavam na Google Play Store.
Quais são os aplicativos que você deve evitar no seu Android?
Foi no início do mês de outubro que os analistas da Doctor Web descobriram alguns aplicativos infectados com malwares. Um dos primeiros localizados, foi o trojan Fast Cleaner & Cooling Master na Google Play Store. O aplicativo se passa por um otimizador de sistema, uma classe com muita procura entre usuários de Android.
Este é o único app da lista que ainda está disponível na loja oficial, inclusive, ele tem 5 estrelas, o que dificulta ainda mais a identificação. Em seguida, como aponta o relatório do Dr. Web, os agentes descobriram alguns aplicativos espalhando adwares. Estes módulos maliciosos receberam o apelido de ‘Adware.FireAd’.
Assim, eles estavam divididos entre alguns aplicativos de classes diferentes. Além disso, muitos desses aplicativos foram infectados em versões posteriores ao lançamento. Desse modo, se atente se encontrar por aí os seguintes apps:
- Volume, Music Equalizer;
- Bluetooth device auto connect;
- Bluetooth & Wi-Fi & USB driver.
Aplicativos que não estão mais na loja oficial
No momento de escrita deste artigo, os três aplicativos citados anteriormente não estão aparecendo na Google Play. Contudo, o próximo app da lista toca em um ponto no qual muitos usuários caem sem nem perceber.
Desse modo, o TubeBox oferecia recompensas para seus usuários assistirem vídeos. Cada visualização, geraria cupons ou moedas, de modo que havia a promessa de poder converter estes ganhos em dinheiro real. Porém, não passava de uma fachada para se aproveitar de usuários despercebidos.
O que acontecia na prática, o usuário queimava horas vendo vídeos e conseguia alcançar as premiações. No entanto, quando solicitava o saque ou a conversão dos prêmios, sempre havia um problema interno que impossibilitava a ação. Mas, na verdade, os criminosos estavam ganhando dinheiro a cada visualização.
A equipe ressaltou que novos aplicativos têm aparecido infestados com vírus bancários, que podem ter relação direta com organizações russas. Os trojans estavam disfarçados de apps de investimento, alguns malwares se passaram por programas de pesquisa.
Mas como alerta a equipe de defesa do Dr. Web, na realidade esses aplicativos podem ter como fim, roubar informações pessoais através de phishing, ou dados bancários, por meio de trojans. Então, mantenha a atenção redobrada quando baixar algum aplicativo alternativo ou até mesmo oficial em seu Android.
Com informações: Dr. Web
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui