Como será que surgiu o universo? Essa, talvez, deva ser a pergunta mais feita até hoje, tanto nas áreas de pesquisa do espaço, até em áreas filosóficas como “de onde viemos?”. Astrônomos têm várias teorias, mas a do Big Bang ainda é a mais aceita sobre a origem do universo.
O universo surgiu do Big Bang, mas como ele ocorreu?
De acordo com informações da NASA, a ideia de origem do universo começou apenas com um único ponto e a partir daí um conglomerado de pequenas partículas quentes começaram a se aglutinar com energia e luz, muito diferente do que conseguimos acessar agora.
Depois dessa aglomeração, o “sistema” chegou no ponto limite, onde ocorreu o grande Bang. Na sequência, a energia e partículas elementares começaram a se expandir cada vez mais. Por fim, o conglomerado começou a se esfriar e criaram-se grupos que foram formando as primeiras estrelas e galáxias.
Segundo a NASA, a movimentação desses corpos junto das colisões e novos reagrupamentos foram resultando na origem de outros grupos de objetos espaciais – a exemplo de cometas, asteroides, planetas, além de buracos negros.
Estima-se que este processo – que dura até hoje – tenha tido início há 13,8 bilhões de anos. O fato é que, mês a mês, novas descobertas são feitas sobre alguns novos mistérios que estão envoltas no espaço.
Como a teoria surgiu da origem
Georges Lemâitre foi um cientista belga e também sacerdote da igreja católica. Em 1927, foi o primeiro a falar sobre a origem do universo e da sua expansão infinita.
Além disso, Lemâitre também afirmava que o passado do universo era infinito, querendo dizer que a criação do universo não seria igual ao começo do tempo.
Já em 1929, observações do astrônomo dos Estados Unidos Edwin Hubble começaram a complementar a ideia sobre expansão do universo também.
Ademais, Hubble também disse que as galáxias continuam se afastando e quanto mais distantes, mais rápido se moviam.
O nome de Hubble, hoje, é muito conhecido pelo Telescópio Espacial em homenagem às descobertas do astrônomo. O telescópio da NASA viaja pelo espaço desde 1990 e é um dos principais instrumentos de observação do universo já feitos.
Novos telescópios como o James Webb também desenvolvem este trabalho e trazem fotos e dados incríveis sobre a origem do universo, como ele opera e para onde ele vai. Infelizmente ainda não há respostas concretas, mas os astrônomos continuam suas pesquisas e desenvolvem novas teorias sobre o assunto.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui