Muito provavelmente você já tenha escutado que alguns planetas estão a anos-luz do nosso, mas você sabe como surgiu e como é feita essa unidade de medida? Basicamente, ela mede distâncias gigantescas no espaço, venha saber mais.
Entenda melhor sobre esta unidade física
Quando Albert Einstein desenvolveu a Teoria da Relatividade, ele colocou que nada pode ser mais rápido do que a velocidade da luz.
No vácuo do espaço, a luz viaja a uma velocidade constante de 300 mil quilômetros por segundo e essa medida é usada para calcular distâncias (muito grandes) entre objetos no Universo, principalmente em relação à Terra.
A sua definição
Então, como se define um ano-luz? Segundo a NASA, um ano-luz é “a distância que a luz percorre em um ano terrestre”, o que seria equivalente a cerca de 9,46 trilhões de quilômetros no total. Isso por que esta seria a distância total percorrida pela luz, mantendo sua velocidade constante calculada por Einstein, pelo período de um ano terrestre.
A estrela mais próxima do nosso planeta, a Centauri, está a 4,3 anos-luz da Terra, isso significa mais de 40 trilhões de quilômetros. Segundo a NASA, se fosse possível viajar pelo Sistema Solar a bordo de um jatinho (velocidade de cruzeiro de cerca de 850 km/h), estima-se que o voo levaria 5 milhões de anos.
Confira a quantos anos-luz estão alguns objetos celestes do nosso planeta
Considerando a Teoria da Relatividade de Einstein, nada é mais rápido que a luz e que o tempo é relativo para cada corpo celeste que também emite luz no espaço. Isso quer dizer que o que percebemos como a luz emitida pelas estrelas, está no passado.
E como conseguem provar isso? Antes, era apenas com a teoria mesmo, agora, equipamentos como o Telescópio Espacial Hubble e James Webb conseguiram captar fotos da galáxia mais distante do Sistema Solar, a GN-Z11 que está a 13,4 bilhões de anos-luz de distância.
Ou seja, essas imagens foram capturadas no passado, que está a “apenas” 400 milhões de anos depois do Big Bang. Esse tipo de informação ajuda os astrônomos a saber mais sobre a origem e formação do Universo.
Telescópios como o Hubble e o James Webb continuam vasculhando mais informações de forma ininterrupta.
Saiba algumas distâncias de corpos celestes:
- Sol: 8,3 minutos-luz de distância da Terra – 149,6 milhões de quilômetros;
- Sol a Júpiter: 43,2 minutos-luz – 778 milhões de quilômetros;
- Galáxia Andrômeda: 2,5 milhões de anos-luz da Terra.
Com esses exemplos, podemos ter a ideia de que a luz do Sol que estamos vendo no chão, foi emitida há pouco mais de 8 minutos pela nossa estrela.
Entendeu melhor como funciona a medida de distância no espaço? Somente algo com tamanha grandeza poderia ser suficiente para calcularmos algo absurdamente gigante como o universo.
Com informações: NatGeo.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui