Não está sendo um dos melhores anos para a Samsung e o segundo ataque hacker que a empresa sofre em 2022 pode confirmar isso. Dessa vez, a gigante da tecnologia confirmou que alguns usuários tiveram os seus dados vazados após um ataque. Mas o que mais chamou atenção nesse caso foi a demora da empresa em identificar e notificar sobre a invasão.
Segunda invasão no ano gera preocupação na Samsung
Um ponto muito intrigante foi a demora de mais de um mês da empresa para começar a tomar as medidas contra o ataque.
A invasão ocorreu no final de julho, segundo um comunicado da Samsung. Assim, ela destacou que descobriu no dia 4 de agosto sobre este ataque, e que o mesmo resultou no vazamento de alguns clientes.
Entre as informações que os hackers conseguiram levar estão nomes, informações demográficas e de contato, registro de produtos e até as datas de nascimento.
Por outro lado, a Samsung assegurou que dados críticos, como CPF e número de cartões, permaneceram em segurança. Mas ela não deixou de destacar que os dados vazados variam conforme os clientes.
Ainda não há ideia de quem realizou o ataque, além disso, não se sabe ao certo quantas pessoas foram vítimas. Contudo, a empresa está entrando em contato com todos os seus clientes que tiveram os dados vazados.
O que a empresa recomendou aos seus usuários?
A empresa estima que os usuários notificados podem se tornar principalmente vítimas de phishing. E o fato de levar um mês para comunicar, pode ter sido o suficiente para algumas dessas pessoas terem caído em outros golpes.
Além de notificar os usuários que tiveram seus dados vazados, a Samsung contratou uma empresa de segurança cibernética com o fim de ter reforço em busca dos criminosos.
Até o momento, os usuários foram alertados para o risco de tentativa de engenharia social. Desse modo, a indicação é para não clicar em links suspeitos, sejam de mensagens ou via e-mail.
Outro ponto é evitar o preenchimento de qualquer formulário pedindo informações pessoais, e conferir se há atividades suspeitas em suas contas.
Embora não seja uma recomendação direta da Samsung, atualizar as suas senhas e ativar um método de proteção mais avançado são dois passos que podem ajudar nesse momento de insegurança.
Fonte: The Hacker News, Spiceworks
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