Você visita sites de criptomoedas? Tome cuidado após essa notícia
Alguns sites de criptomoedas conhecidos como DexTools, DexTools e Etherscan, advertiram os usuários sobre os pop-ups suspeitos.
Os visitantes de sites de criptomoedas ficaram preocupados ao saber que o mercado tem sofrido um novo ataque do tipo phishing. Alguns sites conhecidos, como DexTools, DexTools e Etherscan, advertiram os usuários sobre os pop-ups suspeitos que estavam aparecendo para os visitantes.
A informação foi confirmada pelos portais CoinDesk e The Block Crypto, que explicaram que o golpe funciona da seguinte forma. O pop-up pede que os usuários conectem suas carteiras MetaMask – espécie de carteira de criptomoedas – por meio de um link suspeito.
Segundo as informações divulgadas, diversos internautas podem ter caído no golpe. Por conta disso, o domínio relacionado nftapes.win foi desativado.
Outro portal que verificou a fonte suspeita do pop-up foi CoinGecko, se trata de Coinzilla, uma rede de anúncios que disse aos seus clientes que poderia entregar pelo menos 1 bilhão de cliques por mês em mais de 600 sites populares dos buscadores de criptomoedas.
Mercado de criptomoedas tem sido alvo de ataques do tipo phishing
Os golpes do tipo phishing, que visa a prática de enviar comunicações fraudulentas que parecem vir de uma fonte confiável, têm sido cada vez mais frequentes no mercado de criptomoedas.
Em novembro do ano passado, a empresa de segurança Check Point Research descobriu outros ataques com o uso do Google Ads para tentar roubar as credenciais e incentivar os usuários a fazer login em carteiras de moeda digital.
Outro ataque que ocorreu recentemente, em fevereiro, roubou em média US$ 1,7 milhão em NFTs de usuários da OpenSea. Na ocasião, o principal mercado de tokens não fungíveis, comunicou que estava em investigação e o que os “rumores de uma exploração” sobre contratos inteligentes conectados à sua plataforma – uma vulnerabilidade que pode custar os ativos desses traders.
“Estamos investigando ativamente rumores de uma exploração associada a contratos inteligentes relacionados à OpenSea. Este parece ser um ataque de phishing originado fora do site da OpenSea. Não clique em links fora do opensea.io”, postou a empresa no Twitter
Devin Finzer, CEO da OpenSea, disse que “32 usuários até agora assinaram uma carga maliciosa de um invasor e alguns de seus NFTs foram roubado e que a empresa não está ciente de nenhum e-mail de phishing recente que tenha sido enviado aos usuários”.
Segundo a empresa, eles estavam revisando seus contratos inteligentes – o código que rege sua plataforma de negociação, essencialmente. A atualização tinha o intuito de garantir que as listagens antigas e inativas na plataforma expirassem.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Jornalista por formação e fotógrafa. Fiz uma especialização em Marketing e já atuei nas áreas de assessoria de imprensa e comunicação, produção de conteúdo, gestão, comunicação interna, copywriter e redação. "Penso, logo escrevo!"