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Volvo testa tecnologia nova para carregamento de táxis

Carregamento sem fio parece algo único e exclusivamente feito para aparelhos como celulares, não é mesmo? Não mais! A Volvo e a Momentum Dynamics acabaram de anunciar o que seria o início de uma série de testes que pode revolucionar o mercado de carros elétricos. Trata-se de um carregamento sem fio em táxis.

Volvo testa carregamento sem fio em táxis (Imagem: Reprodução / Green Car Reports)

A experiência ocorrerá em Gotemburgo, segunda maior cidade da Suécia, onde fica a sede mundial da Volvo. Lá, durante três anos, a Cabonline, maior operadora de táxi da Escandinávia, irá utilizar uma pequena frota de táxis formada por carros XC40 Recharge, da Volvo.

Os testes são basicamente uma maratona para os carros, que serão utilizados por cerca de 12 horas por dia, percorrendo uma média de 100 mil quilômetros por ano.

Funcionamento do carregamento Wireless para carros (Imagem: Reprodução / Green Car Reports)

Como funciona o carregamento sem fio em táxis

O carregamento será feito utilizando uma tecnologia em partes. A primeira parte é uma base, ou estação, que enviará a energia pela zona de carregamento instalada no asfalto. Já a segunda parte envolve um receptor instalado na parte inferior do carro.

O processo de carregamento rápido sem fio completo irá trabalhar com uma potência de 40 kW e o hardware foi montado de maneira que o motorista não precise sair do veículo para conectar nenhum cabo.

A base deverá começar o carregamento automaticamente assim que um carro compatível estacionar no local específico. Câmeras de 360°graus deverão ser instaladas nas ruas para auxiliar o alinhamento do carro na zona delimitada da plataforma. Confira:

A potência de 40 kW torna o carregamento wireless cerca de cinco vezes mais rápido do que carregadores domésticos (AC com corrente alternada de 11 kW) e quase tão rápida quanto carregamentos de corrente contínua (DC de 50 kW).

A promessa é de que em apenas 30 minutos a carga dê uma autonomia de 100 quilômetros para o carro, obviamente isso vai depender do consumo de cada carro, mas até então esses são os números no XC40 Recharge.

Volvo não é a primeira a testar a tecnologia em carros

Tecnicamente a Volvo é a segunda empresa a testar uma tecnologia do tipo em carros elétricos. Em 2020, a Jaguar Land Rover testou um sistema parecido com 25 Jaguar I-Pace que rodaram por Oslo, na Noruega.

Agora resta saber se a tecnologia vai ser viável, mas esse já é um passo enorme na popularização dos carros elétricos.

E você, o que acha dessa tecnologia aplicada à carros?

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