Um assunto recorrente desde a intensificação na utilização da ferramenta para disseminação de fake news e discursos de ódio. O WhatsApp vai aumentar as restrições para mensagens encaminhadas, a iniciativa visa coibir a má utilização do mensageiro com fins escusos.
WhatsApp quer controlar fake news
Em uma escalada de medidas, o app controlado pelo Facebook (Meta) está disposto a intensificar o controle sobre a quantidade de encaminhamentos possíveis de mensagens através do WhatsApp.
Tudo se iniciou em 2019, quando a empresa também controlada por Mark Zuckerberg passou a limitar o encaminhamento de mensagens que eram frequentemente compartilhadas em mais de cinco chats em simultâneo.
A partir daí, o passo seguinte foi nova restrição, com o novo limite de um único chat. Agora, segundo o Android Police, o novo passo será restringir o encaminhamento de todas as mensagens para apenas um bate-papo em grupo.
Todas as mensagens, independente da marcação ou não como mensagem frequente, serão afetadas pela nova medida.
WhatsApp vai aumentar as restrições após testes beta
Até agora, as mensagens marcadas como frequentes (após o quarto compartilhamento) já estão sendo afetadas pela determinação do WhatsApp. Ao que parece, após os períodos de teste na versão beta do app, as novas restrições poderão ser ampliadas para todas as mensagens no software.
Como é apresentado no WABetainfo, os usuários estão sendo notificados com a nova determinação.
“Se precisar encaminhar essa mensagem para mais de um bate-papo em grupo, é necessário selecionar a mensagem e encaminhá-la novamente. Observe que a nova limitação tem efeito mesmo quando a mensagem é encaminhada uma vez, por isso difere da limitação anterior.”
Combate a desinformação no WhatsApp
O aplicativo do mesmo grupo que o Facebook, assim como o principal, vem criando diversos mecanismos para minimizar os danos que a desinformação pode ocasionar na sociedade – desde agitações políticas, até casos mais graves (como a ação de grupos criminosos).
Finalmente, o mensageiro tem assumido seu papel na sociedade e trabalhado para solucionar alguns problemas que elas mesmas permitiram antes.
Há muito tempo a internet já deixou de ser uma terra sem lei e agora possui diversos “players” que lucram com o uso e acesso de suas plataformas. Por isso, se torna imperativo aos “barões” da web criarem formas de manter o ambiente mais seguro para seus usuários.
O olhar atento as implicações das tecnologias e facilidades fornecidas pelos apps é a premissa para garantir que os objetivos da ferramenta não sejam adulterados por mentes maliciosas.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui