Golpes no WhatsApp não são nenhuma novidade. A criatividade dos criminosos para enganar suas vítimas é que assusta. Mas um novo golpe está levando esta situação para outro patamar e se você não tiver cuidado você pode até perder a sua conta.
Cansados de tentar te enganar no seu WhatsApp com links maliciosos para roubar suas informações pessoais e até seu dinheiro, os criminosos deram um passo a mais e passaram a mirar no que pode ser considerado, indiscutivelmente, a coisa mais importante que você tem no seu celular, a sua conta do app.
Novo golpe no WhatsApp usa “correntes” para roubar sua conta
O novo golpe utilizado pelos criminosos utiliza uma “corrente” no mensageiro requisitando um código de verificação à operadora telefônica.
Você já deve ter percebido, mas caso o usuário passe esse código para o golpista, o criminoso terá em suas mãos toda a informação necessária para clonar, e até roubar, o WhatsApp da vítima.
A mensagem utilizada nas “correntes” varia, mas geralmente elas informam que um grupo do qual você participa está sendo renovado e deve utilizar o código que você vai receber do WhatsApp, via operadora telefônica, para permanecer no grupo.
Através da mensagem, os golpistas enganam as vítimas ao fazê-las pensar que a mensagem que estão para receber é um passo necessário para confirmar sua permanência no grupo. A realidade, no entanto, é que a mensagem serve mesmo é para cadastrar seu número como uma conta business.
As vítimas que caíram no golpe disseram que viram uma mensagem do WhatsApp e em seguida perderam acesso a suas contas no aplicativo. Neste meio tempo, os agressores já estavam cadastrando a conta em outro dispositivo.
“Sua conta do WhatsApp Business está sendo registrada em um novo dispositivo. Não compartilhe o código”, diz a mensagem do WhatsApp que mostra que a conta está sendo registrada em um outro aparelho.
Como se proteger
Assim como na maioria dos golpes que acontecem hoje em dia, tudo que a vítima precisa para sair ilesa é prestar atenção nas mensagens e não passar nenhum tipo de informação desnecessária. Isso vale ainda mais para códigos e senhas de qualquer tipo.
Utilizar opções de segurança do próprio aplicativo também é uma boa ideia. Como a verificação em duas etapas, que nessas situações podem te salvar, impedindo que o golpista consiga cadastrar facilmente sua conta no celular dele.
O próprio mensageiro já está trabalhando em uma solução para o problema, um segundo código que será enviado para a conta do WhatsApp ativa, na hora que a conta for acessada de outro dispositivo.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui