Nada dá mais raiva do que mandar uma foto de visualização única e a pessoa para quem você enviou tirar um print dela, não é mesmo? Anunciado em agosto por Mark Zuckerberg, o WhatsApp finalmente está liberando um bloqueador de prints para resolver esse problema para você.
Visualização única não é um recurso tão útil assim
Lançado há cerca de um ano, o recurso de visualização única divide opiniões até hoje. Na teoria ele é bem interessante, você envia um arquivo de mídia para seu contato e ele só pode abri-lo uma vez.
O arquivo não só some do chat como ainda não é salvo na galeria do telefone, então você pode mandar fotos sem se preocupar com quem pode pegar o smartphone do seu “contatinho” depois. Ou pelo menos era assim que ele deveria funcionar.
O recurso veio com uma falha enorme que praticamente inutiliza toda a sua funcionalidade, ele permite que o usuário receptor das mensagens faça capturas de tela. Mas, finalmente, a empresa vai consertar isso, lançando um bloqueador de prints.
Bloqueador de prints finalmente chega no Android
O recurso foi encontrado pela equipe do WABetaInfo, em uma postagem feita no seu site na última segunda-feira, dia 3 de outubro.
Já disponível para vários usuários da versão beta do WhatsApp, ele evita que sejam feitas capturas de tela de vídeos e imagens de visualização única no mensageiro, garantindo que elas não fiquem salvas no dispositivo de forma alguma, como era para ser desde o início.
Ao tentar forçar um print nessas condições, o usuário se depara com uma tela completamente escura dos conteúdos do chat, segundo as informações passadas pela equipe, nem mesmo aplicativos de terceiros conseguem burlar essa restrição.
WhatsApp trabalha para melhorar a segurança e privacidade dos seus usuários
Essa é mais uma das várias medidas que a equipe do aplicativo tem adotado para tornar o WhatsApp um mensageiro mais seguro e privado.
É importante mencionar, entretanto, que o usuário ainda conseguirá gravar a tela do celular usando outro celular, não tem como escapar desse fato. Mas as chances de isso acontecer são bem menores.
O bloqueador de prints também não chega a ser uma grande novidade no mundo dos aplicativos. Diversos apps já o utilizam, principalmente aplicativos de bancos.
Ainda não se sabe quando ele ficará disponível na versão geral do aplicativo e também é importante mencionar que provavelmente não funcionará para pessoas que usam as versões web e de desktop do WhatsApp, visto que é quase impossível bloquear capturas de tela no computador.
Fontes: WABetaInfo, WhatsApp
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui