O WhatsApp continua sua jornada de novos recursos para tornar a experiência dos usuários em sua plataforma o mais segura possível. Após um aumento no número de casos de contas hackeadas, a empresa está desenvolvendo uma nova ferramenta que vai manter os criminosos longe da sua conta.
Segurança no WhatsApp, mensageiro é alvo constante de fraudes
Devido a sua popularidade, o WhatsApp tem se tornado um alvo para os malfeitores que usam diversas maneiras para se aproveitar dos usuários desatentos do mensageiro.
De golpes envolvendo spams para roubar informações até roubos de contas, os perigos na plataforma vão aumentando por minuto.
Mas é claro que a Meta, empresa dona do WhatsApp, não vai deixar isso barato, enquanto os perigos aumentam, a empresa continua desenvolvendo mais soluções de segurança para o mensageiro.
Nova ferramenta promete manter criminosos longe
O mensageiro já possui opções de segurança como a verificação em duas etapas, que dificulta o acesso não-autorizado à sua conta na plataforma. Porém, essa opção é raramente ativada, já que precisa de uma ação ativa do usuário (configuração manual).
É importante mencionar também que, em muitos casos, os próprios donos da conta acabam compartilhando o código de autorização, ao cair no esquema dos golpistas.
Pensando nisso, a equipe responsável pelo aplicativo está trabalhando em uma nova forma para assegurar que ninguém além de você tenha acesso ao seu WhatsApp.
Uma espécie de confirmação de login que vai utilizar tanto popups na sua conta em uso como mensagens via SMS, como já costuma fazer.
WhatsApp testa aprovação de login
A novidade foi noticiada pela equipe do WABetaInfo, site especializado em informações sobre o mensageiro. Numa postagem feita na sexta-feira (5), a equipe demonstrou como o novo sistema que deve ajudar a proteger a integridade da sua conta vai funcionar.
Uma vez implementada na versão normal do aplicativo, para usar seu WhatsApp em um novo dispositivo será necessário confirmar um popup na conta atualmente registrada com aquele número.
Assim, caso alguém tente acessar sua conta, você pode bloquear o acesso instantaneamente. No pedido de acesso, ainda virão informações como aparelho, horário e local de onde a requisição está sendo feita.
O recurso ainda está em desenvolvimento e consequentemente não se sabe quando ele pode aparecer de fato na versão normal do aplicativo, mas uma vez que seja lançado é possível que tenhamos uma nova forma de fazer login no WhatsApp, diferente da que temos hoje, baseada em mensagens de SMS.
Vale lembrar que um dos maiores contribuintes para roubo de contas no mensageiro é justamente a clonagem de números telefônicos. Se livrar dessa necessidade pode até ser uma boa ideia para aumentar a segurança.
E você, o que acha? O WhatsApp pode ficar mesmo mais seguro com esse novo processo de verificação? Deixe um comentário com a sua opinião!
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui