A Intel e a Broadcom demonstraram pela primeira vez, a tecnologia Wi-Fi 7 durante esta semana. As organizações mostraram um vídeo em que realizaram testes de velocidade com um notebook que tem a solução Wi-Fi 7 ligada a um ponto de acesso Broadcom Wi-Fi 7. Além disso, o equipamento estava equipado com um processador Intel Core.
O que realmente está a caminho da nossa casa
Se tudo der certo, nos próximos anos poderemos usufruir de taxas de transferências (download e upload) até 2,4 vezes mais rápidas, conforme afirmou a Broadcom. Além disso, é possível que o alcance também se torne maior com uma redução na latência – ideal para jogadores!
Vijay Nagarajan, vice-presidente da divisão de conectividade sem fio da Broadcom, e Carlos Cordeiro, diretor de tecnologias sem fio do Grupo Client Computing da Intel, falaram um pouco sobre esta tecnologia que pode nos entregar esta velocidade do futuro.
Vivemos em um momento em que as tecnologias de conexão sem fio estão ficando mais velozes, de modo que se os roteadores seguirem a mesma direção, vamos ir além do que conseguimos hoje. Outro ponto fundamental é o suporte a uma quantidade maior de usuários conectados em simultâneo.
Mas você sabe o que é o Wi-Fi 7?
Normalmente, só nos referimos ao Wi-Fi como se ele fosse o mesmo desde quando surgiu e ficou popular. Por outro lado, ele está em constante evolução, e atualmente nos aproximamos da 7ª geração dessa tecnologia tão revolucionária.
Quando comparado à geração atual, na verdade, esta tecnologia não apresenta tantas diferenças. Entre elas, a de maior destaque é o suporte para navegar em 6.0 GHz, diferente de hoje em que usamos apenas 2.4 GHz e 5.0 GHz. O outro ponto foi o que mencionamos anteriormente, em relação à velocidade que deve ficar 2 vezes mais rápida.
De todo modo, temos uma notícia que não é tão empolgante, ainda vamos ter que continuar utilizando nossos cabos, no mínimo, por mais 2 anos.
Afinal, o projeto ao qual nos mencionamos, nem chegou a ser formalizado pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE). Assim, é possível que no início de 2024, o Wi-Fi 7 comece a ser instalado e fique disponível para todos, inclusive aqui no Brasil.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui