Se você ama a comodidade de fazer compras através da internet, com certeza já ouviu falar da Wish. Ela é umas das várias plataformas de compra e venda online que fazem o intermédio entre o consumidor e vários produtos de diversos lugares – a maioria da China. Mas, para quem é novo nesse mundo, fica uma pergunta: a Wish é confiável?
Leia também: PicPay oferece curso gratuito de programação com 50 mil vagas
Numa infinidade de nomes grandes, de dentro e fora do país, é difícil saber em quais apps da categoria confiar. Temos os gigantes AliExpress, Shopee, Mercado Livre e tantos outros já aclamados, testados e verificados, que adotar mais um torna-se uma tarefa bem difícil.
Por esse motivo decidimos, nós do Bit Magazine decidimos tirar algumas dúvidas sobre a plataforma que podem fazer a diferença na hora de escolher usar, ou não, o aplicativo para fazer suas compras.
De quem é a Wish? É de onde?
A Wish foi fundada nos Estados Unidos em 2010 e hoje, 12 anos depois, é tão próspera que chega a rivalizar com gigantes do nicho – como o AliExpress, do grupo Alibaba.
O maior diferencial dela são os produtos a “preço de custo” e suas várias entregas grátis. O AliExpress também costumava ser famoso nesse aspecto, mas a medida que o tempo foi passando o número de entregas grátis foi diminuindo – inclusive, vários produtos encontrados no site têm valor de frete superior ao do próprio produto.
Atualmente existem 3 formas de acessar a plataforma: site na versão web e aplicativos Android e iOS. Para fazer compras, é necessário que se tenha um cadastro no serviço, que pode ser feito via e-mail ou utilizando o login social do Facebook, Google ou Apple.
A Wish é confiável? Vale a pena?
A empresa é bastante confiável e, assim como outras do tipo, segura e fácil de usar os serviços. Entretanto, dá pra encontrar na internet inúmeras reclamações sobre o serviço.
As queixas acontecem principalmente sobre o prazo de entrega das compras – o que na maioria das vezes não é nem um problema da empresa, ou do vendedor, e sim das transportadoras envolvidas nas várias etapas do processo necessário para que o produto chegue nas mãos do consumidor.
Mas, caso o problema seja com o vendedor, siga essas dicas para ter uma experiência de compras o mais satisfatória possível:
- Verifique a reputação geral do vendedor no qual pretende fazer a compra sempre escolhendo os mais bem avaliados;
- Escolha produtos que já foram entregues e olhe os comentários e avaliações. Às vezes o problema está na expectativa que você cria do produto e que não condiz com a realidade dele;
- Tenha paciência. O processo de compras online, no geral, é longo e cheio de passos, principalmente quando se trata de compras que vêm do exterior.
No caso de compras na Wish é necessário lembrar que a plataforma tem um programa de reembolso para casos de produtos que não chegam ao destinatário. É importante sempre manter uma boa comunicação com o vendedor e, caso necessário, com a própria equipe.
Avaliações da Wish no Reclame Aqui
Indo para a página da plataforma no Reclame Aqui (RA) dá pra ter uma ideia melhor de como a empresa trabalha e de se a Wish é confiável ou não.
A plataforma de e-commerce está há sete anos no RA e tem uma nota de 5.5 – o que é nada alarmante se levarmos em consideração que o AliExpress tem apenas 5.8 com apenas um ano a mais no local.
Outro detalhe importante é que, se comparado ao concorrente que é líder de mercado no segmento (AliExpress), a Wish, no período do último ano, recebeu cerca de 3 vezes menos reclamações no RA.
No geral, a Wish é uma ótima plataforma, fácil de usar e tem um catálogo incrível de produtos com custo baixo e, muitas vezes, com custo de frete menor ainda.
É uma empresa séria mas que como todas as outras do ramo encontra vários problemas que muitas vezes saem do seu controle, como é o caso de uma das maiores reclamações dos clientes, entrega de produtos.
Leia também: Uber Moto expande viagens mais baratas que UberX
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui