Ícone do site BIT magazine

Wish é confiável para comprar? Como funciona?

Wish é confiável

Página inicial da Wish (Imagem: Reprodução / Wish)

Se você ama a comodidade de fazer compras através da internet, com certeza já ouviu falar da Wish. Ela é umas das várias plataformas de compra e venda online que fazem o intermédio entre  o consumidor e vários produtos de diversos lugares – a maioria da China. Mas, para quem é novo nesse mundo, fica uma pergunta: a Wish é confiável?

Leia também: PicPay oferece curso gratuito de programação com 50 mil vagas

Numa infinidade de nomes grandes, de dentro e fora do país, é difícil saber em quais apps da categoria confiar. Temos os gigantes AliExpress, Shopee, Mercado Livre e tantos outros já aclamados, testados e verificados, que adotar mais um torna-se uma tarefa bem difícil.

Por esse motivo decidimos, nós do Bit Magazine decidimos tirar algumas dúvidas sobre a plataforma que podem fazer a diferença na hora de escolher usar, ou não, o aplicativo para fazer suas compras.

De quem é a Wish? É de onde?

A Wish foi fundada nos Estados Unidos em 2010 e hoje, 12 anos depois, é tão próspera que chega a rivalizar com gigantes do nicho – como o AliExpress, do grupo Alibaba.

O maior diferencial dela são os produtos a “preço de custo” e suas várias entregas grátis. O AliExpress também costumava ser famoso nesse aspecto, mas a medida que o tempo foi passando o número de entregas grátis foi diminuindo – inclusive,  vários produtos encontrados no site têm valor de frete superior ao do próprio produto.

Atualmente existem 3 formas de acessar a plataforma: site na versão web e aplicativos Android e iOS. Para fazer compras, é necessário que se tenha um cadastro no serviço, que pode ser feito via e-mail ou utilizando o login social do Facebook, Google ou Apple.

A Wish é confiável? Vale a pena?

A empresa é bastante confiável e, assim como outras do tipo, segura e fácil de usar os serviços. Entretanto, dá pra encontrar na internet inúmeras reclamações sobre o serviço.

As queixas acontecem principalmente sobre o prazo de entrega das compras – o que na maioria das vezes não é nem um problema da empresa, ou do vendedor, e sim das transportadoras envolvidas nas várias etapas do processo necessário para que o produto chegue nas mãos do consumidor.

Mas, caso o problema seja com o vendedor, siga essas dicas para ter uma experiência de compras o mais satisfatória possível:

  1. Verifique a reputação geral do vendedor no qual pretende fazer a compra sempre escolhendo os mais bem avaliados;
  2. Escolha produtos que já foram entregues e olhe os comentários e avaliações. Às vezes o problema está na expectativa que você cria do produto e que não condiz com a realidade dele;
  3. Tenha paciência. O processo de compras online, no geral, é longo e cheio de passos, principalmente quando se trata de compras que vêm do exterior. 

No caso de compras na Wish é necessário lembrar que a plataforma tem um programa de reembolso para casos de produtos que não chegam ao destinatário. É importante sempre manter uma boa comunicação com o vendedor e, caso necessário, com a própria equipe.

Avaliações da Wish no Reclame Aqui

Indo para a página da plataforma no Reclame Aqui (RA) dá pra ter uma ideia melhor de como a empresa trabalha e de se a Wish é confiável ou não.

Página da wish no RA (Imagem: Reprodução / Wish)

A plataforma de e-commerce está há sete anos no RA e tem uma nota de 5.5 – o que é nada alarmante se levarmos em consideração que o AliExpress tem apenas 5.8 com apenas um ano a mais no local.

Outro detalhe importante é que, se comparado ao concorrente que é líder de mercado no segmento (AliExpress), a Wish, no período do último ano, recebeu cerca de 3 vezes menos reclamações no RA. 

No geral, a Wish é uma ótima plataforma, fácil de usar e tem um catálogo incrível de produtos com custo baixo e, muitas vezes, com custo de frete menor ainda.

É uma empresa séria mas que como todas as outras do ramo encontra vários problemas que muitas vezes saem do seu controle, como é o caso de uma das maiores reclamações dos clientes, entrega de produtos.

Leia também: Uber Moto expande viagens mais baratas que UberX

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile