Xbox Game Pass: Guia completo! Veja o valor, jogos disponíveis e regras
O Xbox Game Pass é um serviço de assinatura que dá acesso a centenas de jogos de console e PC. Neste guia, você vai aprender tudo sobre ele!
O Xbox Game Pass é um serviço que chegou para sacudir o mercado de games. Com ele, a Microsoft meio que inaugurou um formato de comercialização de jogos.
Mais do que isso: ao oferecer um bom catálogo de jogos atrelado a um serviço de assinatura, a Microsoft consegue fidelizar seus clientes. Quem quiser manter o acesso aos games, vai continuar pagando pelo serviço mensalmente.
Se você está entrando agora nesse mundo, e não faz ideia de como o Xbox Game Pass funciona, fique tranquilo. Este é o seu guia completo para entender tudo sobre o serviço!
Quanto custa a assinatura do Xbox Game Pass?
Existem três formatos de Game Pass disponíveis: uma versão focada em Xbox, outra com foco em PC, e o pacote completo, Game Pass Ultimate, que engloba ambas as plataformas.
A assinatura mensal do Xbox Game Pass Ultimate custa R$ 44,99. Como uma simples amostra, a Microsoft dá uma colher de chá para novos assinantes, oferecendo acesso ao primeiro mês por um valor ridiculamente baixo.
Quem nunca foi assinante, pode ter acesso a um mês de Xbox Game Pass pagando apenas R$ 5. A oferta está disponível no site oficial do serviço.
Quais são as vantagens do serviço?
A assinatura do Game Pass traz diversos benefícios para o jogador. Para começar, ele tem acesso a centenas de jogos sem ter que adquirir cada um deles individualmente.
Isso faz com que o serviço seja uma excelente oportunidade para testar certos jogos. Sabe quando você não tem certeza se um game “vale o investimento”? O Game Pass é ótimo para curtir esses jogos que talvez você não compraria.
Além disso, a Microsoft agrega valor ao Game Pass por meio de parcerias. Assinantes do modelo Ultimate têm acesso a Vantagens, que incluem descontos em conteúdos digitais e serviços, entre outras regalias.
A retrocompatibilidade é mais um recurso imperdível do Game Pass. Jogos das gerações antigas do Xbox fazem parte do acervo, o que é especialmente vantajoso para retrogamers ou pessoas que chegaram agora à família Xbox.
Por fim, o Xbox Game Pass Ultimate também inclui a Xbox Live Gold (que concede jogos “de graça” mensalmente aos assinantes e permite jogatina online) e o Xbox Cloud Gaming, serviço de jogos na nuvem. Conheça melhor o XCloud e como utilizá-lo no post completo que preparamos.
Quantos jogos estão disponíveis no Xbox Game Pass?
Agora, há mais de 300 títulos disponíveis, entre lançamentos, indie games e triple As.
Contudo, devemos considerar que o catálogo do Game Pass não é fixo. Sempre tem jogos entrando e saindo do serviço. A lista completa e atualizada pode ser consultada no site oficial.
A Microsoft trabalha com contratos temporários, ou seja: o jogo fica disponível no Game Pass por um período X, depois sai do catálogo (ou pode ser renovado). Em alguns casos, a companhia desembolsa milhões de dólares para manter um jogo no serviço.
A boa notícia é que os jogos produzidos pela Microsoft e pelos estúdios que ela comprou provavelmente estarão sempre disponíveis.
Isso inclui alguns dos melhores exclusivos do Xbox, como Halo, Gears of War, Forza e Quantum Break. E também inclui jogos como Skyrim, Deathloop, Sea of Thieves, Dishonored e Minecraft.
Os jogos do EA Play (serviço de assinatura da Electronic Arts) também fazem parte do Game Pass Ultimate. Isso quer dizer que franquias como Battlefield, FIFA, Need for Speed e Titanfall também estão inclusas.
Como assinar o Game Pass?
Não tem segredo. A assinatura pode ser feita online, bem como por meio de cartões presente, disponíveis em grandes redes de varejo.
Para começar, você deve ter ou criar uma conta de e-mail (de preferência ligadas ao ecossistema Microsoft). É com essa conta que você faz login na Xbox Live e pode assinar o Xbox Game Pass.
Vale ressaltar que você nem precisa ter um Xbox para tirar proveito do serviço. Há jogos de PC no catálogo, e o já mencionado XCloud permite acesso a jogos via streaming até mesmo pelo smartphone.
O Xbox Cloud Gaming pode ser acessado até mesmo pelo navegador, ou seja, você não precisa instalar nada. Simplesmente acessa o site, faz o seu login, escolhe o jogo e dá o play (basta uma conexão estável com a internet).
Regras de utilização do serviço
Não há muita burocracia para quem quer assinar o Game Pass. Os termos de serviço são bastante diretos, informando ao jogador, basicamente, que “os títulos, o número de recursos e a disponibilidade dos jogos varia com o tempo, conforme a região e a plataforma”.
Também é importante ficar de olho na cobrança recorrente. Quem assina por meio do cartão de crédito autoriza a renovação automática do serviço, a ser cobrada mensalmente. Isso pode ser desativado, caso o jogador assim deseje.
No mais, não há pegadinhas nem letras miúdas enganosas. É como contratar um serviço de streaming: enquanto você paga e mantém sua assinatura ativa, tem acesso aos jogos. Se parar de pagar, perde o acesso.
Agora que você já entendeu como o Xbox Game Pass funciona, é só escolher o plano que mais combina com você, assinar e começar a jogar!
Com informações: Xbox
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui