Não deve demorar muito para a Microsoft incluir propagandas em jogos gratuitos do Xbox. A informação foi divulgada através de um relatório do Insider, onde foi explicado que estes anúncios não devem atrapalhar a funcionalidade dos jogos.
Ao que parece, as propagandas no Xbox serão apresentadas em um outdoor ou jogo de corrida, por exemplo. Ainda não houve esclarecimentos sobre a maneira exata como a Microsoft pretende implementar estes anúncios.
Especulações indicam a possibilidade de estas propagandas surgirem em formato de skins de avatar ou em vídeos através de lobbies de jogos.
Riscos do anúncio em jogos do Xbox
Entretanto, o Insider observa a preocupação da Microsoft com a possibilidade destes anúncios irritarem os jogadores. Outro ponto que também foi analisado é o risco desses jogadores do Xbox de se mobilizarem para a construção de um “mercado privado” capaz de assegurar que apenas marcas selecionadas tenham acesso ao programa.
Outras fontes que não quiseram ser identificadas alegaram que a Microsoft não tem a intenção de promover cortes na receita de anúncios. Pelo contrário, possibilitará que o desenvolvedor de jogos junto à empresa responsável pelo setor de publicidade compartilhem os fundos.
Existe a chance de a Microsoft ter recorrido a uma estratégia de implementar propaganda nos jogos gratuitos do Xbox como uma maneira de atrair mais desenvolvedores para a plataforma. Assim, seria possível abrir outro fluxo de receita fora das microtransações.
A princípio, a Microsoft não utilizará os dados coletados pelo Bing, bem como de outros serviços de anúncios direcionados ao Xbox. A empresa também ainda não tem conhecimento se esta ideia já foi informada aos anunciantes – embora fontes sejam capazes de afirmar que as propagandas devem começar a aparecer no Xbox em breve, provavelmente, no terceiro trimestre do ano.
Em comunicado, um porta-voz da Microsoft disse que a empresa está “sempre procurando maneiras de melhorar a experiência para jogadores e desenvolvedores, mas não temos mais nada para compartilhar”.
Tradição dos anúncios em jogos
Embora pareça uma novidade para muitos, as propagandas em jogos de console não consistem em um conceito inusitado. Empresas já experimentaram essa prática em meados dos anos 2000 por meio dos jogos pagos. Na época, a EA Games firmou uma parceria com a extinta empresa de publicidade, Massive, da Microsoft.
Esta parceria possibilitou a divulgação de anúncios em franquias como Madden NFL, Skate, NHL, NASCAR e Burnout Paradise. Estes jogos contaram com propagandas digitais de Obama.
Enquanto isso, o Saints Row 2, continha anúncios da vida real estampados em outdoors, como uma chamada para o Netflix.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui