Considerado o console mais poderoso da Microsoft, o Xbox Series X traz reprodução em 4K, dedicado a gamers mais exigentes. Se você deseja saber mais sobre o modelo, siga acompanhando este super review que preparamos!
Xbox Series X: o poderoso console da Microsoft
Antes de tudo, é bom lembrar que o Xbox Series X foi lançado em novembro de 2020 no Brasil, sendo considerado o console mais poderoso da Microsoft até então. Ele faz parte da família Series, que também conta com o Xbox Series S.
Nesse sentido, o modelo é perfeito para jogadores mais exigentes que curtem jogos em resoluções 4K com imagens fluidas a até 120 quadros por segundo.
Neste artigo, a Bit Magazine te conta as principais informações do modelo Xbox, como ficha técnica, jogos compatíveis e sua faixa de preço. Acompanhe!
- JBL Boombox 3: Ficha Técnica, Bateria e Preço.
Ficha técnica Xbox Series X
A seguir, veja as especificações técnicas do Series X da Xbox:
- Processador (CPU): AMD Zen 2 customizado com 8 núcleos e 16 threads a até 3,8 GHz;
- Placa de vídeo (GPU): 52 UCs a até 1,825 GHz (12 TFLOPS);
- Arquitetura do chip gráfico: RDNA 2 customizada;
- Interface de memória: 16 GB GDDR6 (256-bit);
- Largura de memória: 10 GB em 560 GB/s, 6 GB em 336 GB/s;
- Armazenamento interno: 1 TB de SSD NVMe customizado;
- Velocidade de transferência de arquivos: 2,4 GB/s (raw), 4,8 GB/s (comprimido);
- Armazenamento expansível: slot para SSD NVMe prioritário de 1 TB;
- Armazenamento externo: suporte para HDD USB;
- Leitor óptico: Blu-ray UHD 4K;
- Performance esperada: 4K a 60 fps, até 120 fps;
- Dimensões (largura x altura x profundidade): 15,1 x 30,1 x 15 cm;
- Peso: 4,45 kg.
Fonte: Xbox / Microsoft
Design do console
A princípio, a gente já começa falando que os usuários apelidaram [carinhosamente] o Series X de “geladeira gamer“, já que o visual do modelo parece uma torre.
Nesse sentido, o console traz um formato retangular e pode ficar tanto em pé quanto deitado na mesa. Na parte de cima (ou da lateral, dependendo do ponto de vista), há uma espécie de grelha por onde a ventoinha remove todo o ar quente de dentro do dispositivo.
Na parte da frente, o modelo de Xbox ficou mais minimalista, trazendo somente o leitor de mídias, uma porta USB tipo A para conectar o controle e os botões de pareamento de acessórios sem fio e para ejetar discos. Ah, e a logo do Xbox na parte superior serve para ligar o aparelho.
Na parte de trás do videogame temos uma porta HDMI 2.1, um conector RJ-45 para cabo de Internet, duas entradas USB tipo A e o slot para adicionar um cartão de expansão de memória (tipo SSD).
No entanto, alguns usuários reclamaram que o Xbox Series X não recebeu muitas novidades em relação aos menus do Xbox One.
Como é o controle do Xbox Series X?
Em primeiro lugar, o controle do modelo Series X recebeu algumas melhorias comparado ao controle do One. Porém, a Microsoft optou por manter o desenho já conhecido entre os jogadores.
Dessa forma, os gatilhos ficaram mais anatômicos, além de receber uma textura que dá mais firmeza na pegada, evitando escorregões.
O direcional digital (D-Pad) também foi alterado. O conjunto de botões, por exemplo, abandonou o formato em cruz para trás, trazendo um formato em círculos, que deve facilitar os movimentos diagonais.
Por último, o controle ganhou um novo botão entitulado “Compartilhar” (Share, em inglês). Nesse sentido, o recurso é usado para criar capturas de tela e vídeos das partidas para publicar nas redes sociais e no perfil do próprio usuário.
Um aspecto positivo é que os controles do One podem ser usados no Xbox Series X sem problemas.
Quais os principais jogos do Series X?
Inicialmente, o catálogo de jogos do Xbox Series X inclui jogos como Halo Infinite, Forza Horizon 5, Resident Evil 4, Star Wars Jedi: Survivor, entre outros títulos.
Além disso, os players podem se preparar para receber Diablo IV, Senua’s Saga: Hellblade II e Street Fighter 6, que também serão compatíveis com o console da Microsoft.
Quanto custa o Xbox Series X?
Se você ficou empolgado para adquirir um Xbox Series X, saiba que o console pode ser encontrado a partir de R$ 4.310,00 na Amazon. Mas há outros sites que também vendem o aparelho.
Então, gostou de conhecer mais sobre esse [poderoso] vídeo-game? Se sim, continue de olho nas novidades gamers aqui na Bit Magazine.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui