Preço baixo geralmente quer dizer um produto com uma qualidade inferior, mas não no caso da Xiaomi. Neste artigo você vai conhecer o Xiaomi 12X, o aparelho mais acessível da linha 12, feito pela empresa chinesa. Um ótimo smartphone premium de “baixo custo”.
Xiaomi 12X, o baratinho premium da Xiaomi
Lançado com o intuito de ser baratinho, o Xiaomi 12X vem sim com configurações mais simples do que os seus irmãos, mas ainda mantém várias características de aparelhos premium, fazendo dele um ótimo aparelho para quem está saindo dos smartphones intermediários.
Foco no design
O 12X traz basicamente o mesmo design que o Xiaomi 12, com cantos arredondados e um destaque especial para seu conjunto triplo de câmeras traseira — sensor principal de 50 MP, ultrawide de 13 MP e macro de 5 MP —, com um sensor principal bem destacado no canto esquerdo superior.
Já na frente, nós temos o entalhe padrão na parte central superior da tela, abrigando uma câmera frontal de 32 MP.
As câmeras conseguem captar boas imagens em ambientes bem iluminados, embora não tenham um desempenho tão bom assim em fotos noturnas, por exemplo.
Mudando para tela, o 12X dá um show quando se trata de display. O aparelhinho traz uma AMOLED de 6,28 polegadas e resolução de 2400 x 1080 pixels (Full HD+). Não podemos esquecer da taxa de atualização de 120 Hz, para quem gosta de reproduzir vídeos e jogar.
Desempenho premium de entrada
Outra diferença entre o 12x e as outras versões da linha 12 da Xiaomi é o processador. Enquanto o Xiaomi 12 e o Xiaomi 12 Pro vem com o Snapdragon 8 Gen 1, no 12X a empresa resolveu apostar no Snapdragon 870.
Mas não se engane, mesmo tendo menos desempenho, o 12X consegue rodar os jogos mais atuais em configurações altas e aplicativos pesados tranquilamente.
Completando o conjunto, o smartphone vem com 8 GB de memória RAM e as opções de 128 GB ou 256 GB de armazenamento. Vale notar que o aparelho não possui a opção de usar cartão de memória, então pode ser interessante mirar na variante de 256 GB, só por precaução.
Fornecendo energia para todo o sistema, nós temos uma bateria de 4.500 mAh e carregamento rápido de 67W. Infelizmente, ele não tem suporte ao carregamento sem fio, mas para reduzir o preço a empresa teve que comprometer vários recursos.
Mesmo assim, essa bateria deve ser o suficiente para dar autonomia de até dois dias. Pelo menos é o que a Xiaomi diz.
Outros recursos
É claro que tem muito mais do que hardware na hora de definir um aparelho como premium. Além de potência bruta, ele deve proporcionar ao usuário uma ótima experiência de uso.
De fábrica, o Xiaomi 12X sai com o Android 11, mas a empresa já liberou a atualização para o Android 12. O aparelho também usa a interface MIUI 13 da empresa, que permite mais personalização para o seu smartphone.
Damos destaque especial no 12X para a conectividade. O dispositivo vem com NFC, GPS, Bluetooth 5.1 e Wi-Fi 6.0 e 5G, conexão móvel com internet até 50 vezes mais rápida do que a que temos hoje.
Ficha técnica e disponibilidade do Xiaomi 12X
Ainda sem disponibilidade no Brasil, o aparelho ganhou sua versão global em março e pode ser encontrado em sites como a Amazon por pouco acima dos R$ 4 mil, chegando até a passar dos R$ 5 mil em alguns casos.
Confira abaixo a ficha técnica completa do aparelho:
- Armazenamento e RAM: 8GB + 128GB, 8GB + 256GB;
- Display: FHD+ 6.28″ AMOLED DotDisplay;
- Processador: Snapdragon® 870;
- Câmeras: 50 MP + 13 MP + 5 MP (traseira) e 32 MP (frontal);
- Bateria: 4500 mAh com carregamento rápido de 67W;
- Conectividade: NFC, 5G, GPS;
- Sistema: MIUI 13, android 12.
Fonte: Xiaomi
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui