Ícone do site BIT magazine

Xiaomi HyperOS: Pontos Fortes e Fracos da Atualização

Novo sistema operacional da fabricante chinesa, o Xiaomi HyperOS deve substituir o MIUI nos novos aparelhos da marca, assim como alguns que já foram lançados, mas será que vale a pena fazer a troca? Confira aqui os pontos fortes e fracos da atualização!

Imagem: Jaizon Carlos / Edição

Novo Xiaomi HyperOS

Apresentado oficialmente no mês de outubro, o Xiaomi HyperOS será o sistema usado na linha Xiaomi 14, os novos smartphones da empresa.

A promessa é um sistema muito mais fluido e conciso, com uma identidade visual que vai se tornar a cara dos aparelhos da marca.

Entretanto, assim como o MIUI — atual sistema operacional dos celulares da Xiaomi — e outras interfaces usadas por empresas como a Samsung e a Motorola, o HyperOS vem com a base Android.

E neste sentido, ele tem compatibilidade total com seu antecessor, embora várias coisas agora funcionem de maneira diferente.

O celular Infinix é bom? Nós fomos atrás e descobrimos!


Um sistema para tudo e todos

Mas a aposta da empresa chinesa é criar um ecossistema completo com base no Xiaomi HyperOS, algo parecido com o que a Apple já faz, por exemplo.

Dito isso, a ideia é que o software tenha alta compatibilidade com outros produtos além dos smartphones, como sua futura linha de carros elétricos e integração com a ferramenta de casa inteligente Mi Home.

Imagem: Divulgação / Xiaomi

E toda essa conexão é possível através do HyperMind, um “centro de controle” inteligente que adapta os aparelhos às necessidades do usuário.

Além do mais, a nova interface traz mudanças importantes como o redesign de aplicativos nativos e muita otimização.


Pontos fortes e fracos da atualização para o Xiaomi HyperOS

Mas como sempre, é importante lembrar que nem uma atualização é 100% positiva e sempre terá uma coisa ou outra que vai degradar os usuários.

E se você quer saber se vale a pena atualizar para o novo sistema operacional, confira aqui as principais novidades, positivas e negativas, do Xiaomi HyperOS!

Pontos fortes da atualização

Um dos principais destaques da nova interface de usuário é o foco na experiência aprimorada.

Além de uma renovada no visual — detalhes como telas de bloqueio personalizadas e widgets interativos —, o sistema conta com diversos recursos avançados para deixar o aparelho com a cara dos usuários.

Inclusive, ele traz vários recursos de Inteligência Artificial, como o assistente virtual da Xiaomi, que agora está mais inteligente.

Mas o sistema também consegue ler e interagir com o mundo real, inclusive usando dados do usuário para proporcionar uma experiência mais pessoal durante o uso e se conectando com outros aparelhos.

Imagem: Divulgação / Xiaomi

Por último, ele é super interativo e deve trazer diversas novidades de conexão com outros dispositivos. Afinal, isso faz parte da proposta da empresa de criar seu próprio ecossistema tecnológico.

Pontos fracos da atualização

Por outro lado, o Xiaomi HyperOS também conta com algumas limitações, principalmente no quesito de compatibilidade com os aparelhos mais antigos da marca.

Se os rumores que temos até agora se concretizarem, diversos aparelhos comercializados hoje em dia podem não receber a novidade. Não que isso seja algo realmente novo, já que o mesmo acontecia com novas versões do MIUI.

Entretanto, existe a possibilidade da empresa cortar completamente o suporte à interface mais antiga em algum momento, visto que essa é uma transição gradual para a empresa.


Quais aparelhos vão receber o Xiaomi HyperOS?

O novo sistema vem por padrão nos smartphones da linha 14 da Xiaomi, mas eles não serão os únicos agraciados com a novidade. Segundo a empresa, ele é compatível com mais de 200 plataformas de processadores, o que obviamente inclui os da MediaTek e Qualcomm.

Além dos novos celulares, aparelhos das linhas antigas da Xiaomi, Poco e Redmi também vão receber o Xiaomi HyperOS.

Imagem: Divulgação / Xiaomi

Ainda não existe uma lista oficial, mas rumores indicam que aparelhos mais recentes, como o POCO F5 e os Xiaomi 12T, Xiaomi 13T e Xiaomi 13 Ultra, podem ser os próximos a receber o sistema.

O HyperOS deve chegar junto com o lançamento do Xiaomi 14, mas uma versão global, disponível para outros aparelhos, ainda não tem data marcada.

Outro ponto importante é que a substituição do MUI acontecerá gradualmente, até o ponto no qual a interface não será mais atualizada.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile