Xiaomi Redmi Note 9: ficha técnica, preço e avaliações
Um aparelho que já tem 3 anos de lançado, era considerado intermediário, será que ainda vale a pena? Veja o Xiaomi Redmi Note 9 sem máscaras.
Um celular que foi destaque entre os intermediários durante seu lançamento ainda movimenta muito o imaginário dos possíveis usuários. Vamos entender o que foi e ainda pode ser esse aparelho se adquirido em 2023. Veja abaixo uma análise das características do smartphone Xiaomi Redmi Note 9, sua ficha técnica e outras informações.
O que esperar do Redmi Note 9
Lançado em 2020, o modelo tinha como característica ser altamente competitivo na faixa dos celulares intermediários da época. Muitos acabavam cogitando a possibilidade de compra do aparelho pela relação custo-benefício do aparelho. O Redmi Note 9, naquela época, era uma ótima opção. Para o cenário de 2020 ele entregava um funcionamento bem razoável com valores mais baixos. Será que vale a pena até hoje, três anos depois?
Uma coisa dá para garantir, caso você ainda consiga comprar um aparelho novo desse modelo, ou um de segunda mão pouco utilizado, você terá ótimos benefícios com a duração da bateria, que era um dos seus pontos fortes.
Ficha técnica do Xiaomi Redmi Note 9
- Tela: IPS LCD, 6.53 polegadas (1080 x 2340 pixels);
- Processador: Helio G85 MediaTek (2x 2.0 GHz Cortex-A75 + 6x 1.8 GHz Cortex-A55);
- Memória RAM: 3 GB
- Armazenamento: 64 GB (expansível até 512 GB por microSD);
- Bateria: 5.020 mAh
- Câmeras: traseira (48 MP, 8 MP, 2 MP, 2 MP); frontal 13 MP
Características individuais Redmi Note 9
Estrutura e Design
Como já falamos anteriormente, apesar de antigo, o Redmi Note 9 é um celular intermediário que faz parte da família Note 9 lançada em 2020 pela Xiaomi. Sendo um celular intermediário, além de possuir sua tela de vidro, as laterais e parte traseiras são feitas em plástico, material muito comum em modelos que visam baratear o custo para o usuário final.
Os botões visíveis para ligar e desligar e controle de volume ficam localizados na lateral do smartphone chinês. Porém, seu grande destaque para os amantes de um bom fio fica na manutenção de entrada P2 na parte de baixo do aparelho, para conexões de fone de ouvido. Sua entrada para carregamento e transferência de dados é a tão conhecida USB-C.
Tela
Podemos dizer que é muito satisfatória para os amantes de streaming, afinal, a tela de 6.53 polegadas do Xiaomi Redmi Note 9 garante tamanho suficiente para assistir vídeos, expandir fotos ou até dar zoom durante a navegação em sites que não se adaptam tão bem ao mobile. Sua resolução é full HD, garantindo que além de um bom tamanho, as imagens tenham boa qualidade e nitidez.
Seu painel IPS LCD consome mais energia, podendo ser uma desvantagem, principalmente na conservação da bateria. A tecnologia OLED é muito mais otimizada para a gastar menos com seus pixels ativados somente quando necessário. O brilho pode ficar um pouco a desejar, pois LCD no geral peca nessa linha.
Desempenho
Para muitos o momento mais esperado, afinal de contas, ninguém quer economizar e ficar com um aparelho travando toda hora. Quanto ao seu processamento, o chipset Helio G85 foi escolhido pela chinesa na construção do aparelho, mesmo que isso desagrade alguns que já criaram um certo ranço pelos modelos da MediaTek.
Como o processador não funciona sozinho, precisamos também ficar atentos a quantidade de memória RAM do aparelho. O Xiaomi Redmi Note 9 possui as versões de 64 GB com 3 GB de RAM (na qual colocamos a ficha técnica) e 128 GB com 4 GB de RAM. Por esse motivo, é melhor falar que após 3 anos o aparelho já não atende bem as necessidades do usuário atual. Ter 3 GB é muito limitante, inclusive para diversos aplicativos mais atuais, somente o bem básico irá funcional de forma satisfatória. O Armazenamento também tem suas amarras, permitindo pouca expansão através do cartão microSD.
Bateria
Esse é um dos pontos fortes do aparelho, mesmo que a tela consuma mais energia do que uma OLED, as limitações de desempenho do aparelho garantem que sua bateria seja grande o suficiente para dá-lo muita autonomia. O Redmi Note 9 tem uma bateria de 5.020 mAh, um número muito positivo para esse aparelho, mesmo jogando alguns jogos ou assistindo streaming.
Câmeras
Quem busca o aparelho intermediário não pode exigir muito nessas questões. O Redmi Note 9 possui câmeras com boa qualidade no geral. O aparelho possui quatro na traseira, sendo: 48 MP (principal); 8 MP (grande-angular); 2 MP (macro); 2 MP (teleobjetiva) e uma frontal de 13 MP. É o suficiente para tirar boas fotos, participar de reuniões, mas claro que tudo precisa ajustado no ambiente, principalmente a iluminação.
Pode até sem interessante comprá-lo agora, se você precisar economizar bastante dinheiro, mas esteja ciente das limitações. O Xiaomi Redmi Note 9 ainda pode ser encontrado em alguns lugares com o valor aproximado de R$ 1.000 na versão 4 GB de RAM (melhor).
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui