YouTube copia mais uma ferramenta do TikTok e começa a disponibilizar compras em sua plataforma
O YouTube começou a disponibilizar compras no Shorts para usuários em países selecionados. Recurso já existe no TikTok!
Todo mundo que usa o YouTube já deve conhecer o Shorts, a cópia fiel do TikTok feita pelo Google para competir com a rival que estava dominando o mercado. Mas mesmo após copiar a plataforma, o YouTube continua copiando os recursos dela sempre que possível. O mais novo da lista é a opção de fazer compras em sua plataforma que o YouTube está começando a disponibilizar para criadores criarem seus negócios.
YouTube passa a disponibilizar compras na plataforma
A notícia foi primeiro divulgada pelo Financial Times, mas teve confirmação da empresa com o TechCrunch.
Aparentemente, os usuários verão a opção de comprar produtos enquanto navegam pelos vídeos curtos da plataforma, produtos estes que poderão ser listado por criadores, que podem, inclusive, colocar seus próprios links.
Por enquanto a ferramenta parece estar disponível apenas para criadores nos Estados Unidos. Já na parte de visualização, tanto usuários de lá quanto os da Austrália, Brasil, Canadá, e Índia, acompanham as marcações dos produtos. Essas opções devem ser expandidas em breve para mais países.
Segundo a empresa, esse recurso deve proporcionar aos criadores mais opções de gerar receita na plataforma.
O YouTube também vem trabalhando em uma nova ferramenta que vai dar comissões de vendas por indicação de produtos, tanto nos vídeos longos quanto nos Shorts.
Criadores do Shorts também vão receber uma parte maior da receita gerada com os vídeos curtos a partir do próximo ano, desde que cumpram com os requisitos básicos para participar do Programa de parceiros.
Será necessário ter pelo menos mil inscritos e 10 milhões de visualizações em um período de 90 dias com os vídeos curtos. Com essas metas atingidas o criador poderá se inscrever no programa e ganhar 45% da receita.
YouTube compete com o TikTok para virar a melhor plataforma para criadores de conteúdo
O objetivo da empresa é fazer com que a plataforma vire o melhor local de trabalho para criadores, pelo menos foi isso que disse um representante da empresa.
A notícia vem só alguns dias após o TikTok anunciar mais testes com o seu “Shop”, que vai permitir que usuários façam compras diretamente de transmissões ao vivo.
E o YouTube segue estudando novas formas de monetização, afirmando focar nas melhores oportunidades de negócio, tanto para eles quanto para seus parceiros, tendo o consumidor final, os usuários, sempre em vista.
Enquanto as empresas estão numa briga cerrada para conquistar a fidelidade dos criadores, redes sociais como o Instagram estão mais preocupados em gerar receita com anúncios, ficando para trás.
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Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.