YouTube preserva usuários ao agir automaticamente contra comentários inadequados
Remoção automática de comentários tóxicos é a nova aposta do YouTube para combater o mau uso da plataforma. Será que funciona?
Toxicidade nas redes sociais não é nenhuma novidade. Literalmente todas as plataformas online que permitem comentários por parte dos usuários já sofreram com algum comentário malicioso ou de caráter duvidoso. Mas o YouTube parece estar cansado dessa situação e decidiu adotar a remoção automática de comentários tóxicos.
YouTube e a remoção automática de comentários
Moderar o conteúdo dos seus usuários é um desafio para qualquer rede social. Mas quando falamos dos comentários, a situação toma proporções infinitamente maiores.
Você pode decidir se um post tem ou não conteúdo impróprio, ou se viola seus termos de serviço de forma simples. Agora, verificar se cada um dos milhares de comentários por postagem estão seguindo as regras é uma tarefa virtualmente impossível.
Mas isso não quer dizer que as redes sociais não tentem. Seja por votações da própria comunidade, geralmente com dislikes, ou utilizando algoritmos para identificar conteúdo impróprio, elas geralmente conseguem adotar medidas moderativas. Isso pelo menos em casos extremos, apagando ou diminuindo o alcance dos comentários que caem na malha fina. Mas o YouTube decidiu ir bem mais além.
A plataforma de streaming do Google está introduzindo um recurso que vai alertar os usuários cujos comentários foram removidos por violarem suas diretrizes, mas as medidas não param por aí. O aviso é só a primeira parte e os “faltosos” identificados ficarão proibidos de postar comentários adicionais por 24 horas se continuarem a violar as regras.
Atualmente, a detecção de comentários odiosos está disponível apenas para o idioma inglês, mas o serviço pretende expandir para outros no futuro.
“Nosso objetivo é proteger os criadores de usuários que tentam impactar negativamente a comunidade por meio de comentários, além de oferecer mais transparência aos usuários que podem ter tido comentários removidos devido a violações de políticas e esperamos ajudá-los a entender nossas Diretrizes da comunidade”, disse a empresa.
Complementando, os usuários ainda terão a opção de dar um feedback à empresa caso julguem que seus comentários tenham sido apagados sem justa causa.
YouTube trabalha para reduzir a quantidade de comentários odiosos em sua plataforma
O novo recurso faz parte de uma campanha da gigante dos anúncios para reduzir a quantidade de comentários odiosos na sua plataforma de streaming.
Em situações anteriores, ela já havia tentado outras medidas, como ocultar comentários por padrão e mostrar o histórico de comentários de um usuário em seus cartões de perfil, chegando até a permitir que os criadores ocultassem de vez um usuário específico das seções de comentários em todo o canal.
Entretanto, essas ações, que têm sido adotadas também por outras plataformas, têm se mostrado ineficazes, à medida que o número de comentários tóxicos aumenta.
A esperança é que o novo recurso do YouTube resolva, pelo menos em parte, fornecendo mais transparência aos usuários que podem ter seus comentários removidos e ajudando-os a entender as diretrizes da comunidade da empresa.
O YouTube também afirmou ter aprimorado o sistema usado para a detecção de bots, removendo mais de 1 bilhão de spams em comentários no primeiro semestre de 2022.
Fonte: YouTube
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.