Parece um sonho, mas é apenas o YouTube mostrando o seu apoio aos seus usuários que estão buscando conteúdos educativos. Afinal, muitos usuários adoram enfatizar que os algoritmos são feitos para encher as pessoas com conteúdos vazios. Mas esta atitude da empresa pode mostrar que ela tem planos além de apenas espalhar vídeos de entretenimento.
O que o YouTube quer fazer exatamente
Visto que os anúncios são uma ótima fonte de renda, o YouTube não poupou espaço e abriu as portas para anunciantes. Quem acompanhou os primórdios da implantação dos comerciais, hoje se depara com um campo minado em alguns lugares.
Por outro lado, o movimento da plataforma mostra um interesse além dos financeiros, mas também na experiência do usuário.
Afinal, quem tende a reclamar mais e sair do YouTube após uma interrupção por anúncio, alguém que está focado e precisa aprender uma tarefa, ou quem está apenas ouvindo música ou curtindo algum entretenimento, cujo 5 segundos de interrupção não farão tanta diferença?
Desse modo, o player específico do YouTube é direcionado a instituições e profissionais que utilizam a plataforma como meio de difundir a educação. Este recurso é um dos reforços que a empresa tem cedido para usuários nesse nicho.
Quando o Player estará disponível para o público?
Não há uma data específica ainda para o lançamento, mas o YouTube já começou a selecionar parceiros para utilizar a ferramenta.
Assim, é possível que em novos pronunciamentos, a empresa revele mais detalhes. Até o momento, sabe-se que o player não terá o algoritmo padrão, isso é uma busca de ajudar os usuários a não perderem o foco enquanto estudam.
Além disso, a empresa revelou que mais ferramentas estão a caminho, e que elas vêm para beneficiar criadores de conteúdo educacional. Será possível montar cursos pagos de maneira mais simples, facilitando a monetização para estes usuários.
Outro recurso também que se destaca é a ferramenta de questionário, permitindo aos canais com comunidade mais ativas criar formulários conforme a sua necessidade dentro da plataforma. Esta ferramenta deve chegar nos próximos meses para todos os usuários, como apontou o The Verge.
De todo modo, é muito interessante ver o movimento do YouTube, mostrando que não é apenas uma plataforma voltada para entretenimento, mas um local completo para todas as necessidades.
Fonte: The Verge
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui