Começando na última segunda-feira, dia 7 de novembro, a plataforma de vídeos curtos do YouTube foi finalmente disponibilizara para os televisores inteligentes. O YouTube Shorts chega nos aplicativos de TVs com uma interface dedicada e otimização para telas maiores, aproveitando o espaço horizontal extra.
YouTube Shorts chega às TVs
A novidade foi anunciada no blog oficial do YouTube, em uma postagem feita pelos Diretores de Experiência de Usuários da plataforma Brynn Evans e Melanie Fitzgerald. Mas um vídeo também foi publicado, na mesma data, no canal oficial do YouTube, trazendo detalhes do seu funcionamento.
Como pode ser visto, os vídeos vão aparecer no próprio YouTube, em uma aba dedicada. Assim, não vai ser necessário fazer o download de um aplicativo separado só para ele, como algumas pessoas pensavam.
Como na versão de desktop, os Shorts ficarão acessíveis em um carrossel na página inicial, mas o usuário também pode encontrá-los ao acessar a página dos criadores, também em uma seção e em forma de carrosséis.
Aparentemente, no futuro também vai ser possível pesquisar diretamente pelos vídeos curtos com a ferramenta de busca, como você faz quando quer procurar um vídeo longo, canal, playlist ou live.
Disponibilidade e controles
Mas a novidade não está chegando só para as smart TVs. Segundo o vídeo, consoles de jogos e aparelhos de streaming também receberão a novidade. Mas eles avisam que a nova experiência pode não funcionar em dispositivos fabricados antes de 2019.
Para navegar e interagir com os vídeos, os usuários poderão usar o controle remoto, ou o joystick no caso dos consoles de videogame, com as opções normais de dar play, pausar, avançar, retroceder e navegação usando as setas.
Já em relação à interação social com a plataforma, os usuários terão a possibilidade de curtir e comentar vídeos, ler títulos e descrições, e até seguir canais. Basicamente ele funciona da mesma maneira que o aplicativo em seu celular, ou na versão web, mas completamente integrado em telas maiores.
A novidade está sendo implementada no lado do servidor do serviço, então você não precisa se preocupar se seu dispositivo é compatível ou não. Usuários com aparelhos suportados já devem estar visualizando a novidade.
YouTube tentando passar o TikTok
Essa é uma clara tentativa da empresa para ganhar espaço sobre o seu maior rival, o TikTok, que já tem um app próprio para TVs.
Com a novidade, o YouTube pretende aumentar seu alcance se aproveitando da clara vantagem sobre o concorrente, o fato da maioria das pessoas que tem smart TVs já utilizarem o aparelho para assistir aos vídeos do YouTube.
Fonte: YouTube
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui